Quinta, 20 de Janeiro de 2022
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Alerta de risco

Minas Gerais: Represa de hidrelétrica ainda é risco em Pará de Minas

Em vídeo, o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD) alerta à população que Usina do Carioca ainda está comprometida e que solo da cidade está encharcado, com risco de queda de barreiras

12/01/2022 às 12h35
Por: Thais Marques
Compartilhe:
A represa da Usina do Carioca foi danificada pelas chuvas, o que gerou alerta para risco de rompimento. Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A represa da Usina do Carioca foi danificada pelas chuvas, o que gerou alerta para risco de rompimento. Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Em estado de alerta em função dos danos que ameaçam de rompimento o reservatório de água da Usina do Carioca, a cidade de Pará de Minas, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, continua mobilizada para a retirada de moradores que vivem nas imediações da hidrelétrica, de propriedade da companhia de tecidos Santanense. Em vídeo divulgado nessa terça (11), o prefeito Elias Diniz (PSD) informou que a situação de risco persiste e que foi recomendado que os moradores de Pará de Minas, Pitangui e Onça de Pitangui, que moram abaixo da estrutura, deixem as casas imediatamente, devido ao alto risco de inundação.

Na tarde dessa terça (11), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) retirou pai e filhas, duas crianças, de 5 e 7 anos, da área rural em Onça do Pitangui. Eles foram levados ao aeroporto de Pará de Minas e depois para a delegacia, onde aguardam os familiares.

Ainda de acordo com o prefeito, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), a Defesa Civil de Pará de Minas e a ONG Anjos do Asfalto estão fazendo ação conjunta para resgatar famílias no entorno da estrutura ameaçada.

Prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD). Foto: Reprodução vídeo/ Prefeitura de Pará de Minas

“Precisamos pontuar que toda Pará de Minas e região está em estado de alerta porque o solo está encharcado, ou seja, saturado. Por isso, temos possibilidade de diversas barreiras e árvores caírem. Pedimos atenção dobrada”, afirmou o prefeito. No domingo, a prefeitura emitiu alerta máximo para os moradores do entorno da Usina Hidrelétrica do Carioca. Segundo o Executivo municipal, a estrutura, situada no distrito de Carioca, apresenta alto risco de rompimento.

No domingo (09), a prefeitura  emitiu alerta máximo para os moradores do entorno da Usina Hidrelétrica do Carioca. Segundo o Executivo Municipal, a estrutura, situada no distrito de Carioca, apresenta alto risco de rompimento.

 

Com informações: Estado de Minas*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias