Quinta, 20 de Janeiro de 2022
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Estragos

Minas Gerais: Sobe para 24 o número de mortes por causa das chuvas; 341 cidades estão em situação de emergência

Número de óbitos não inclui as vítimas de Capitólio. Governo de Minas publicou um decreto que acrescenta 220 municípios à lista

12/01/2022 às 12h47 Atualizada em 12/01/2022 às 13h14
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Corpo de Bombeiros durante resgate de moradores em Nova Lima, uma das cidades atingida pelas chuvas em Minas Gerais. Foto: Divulgação/Bombeiros MG
Corpo de Bombeiros durante resgate de moradores em Nova Lima, uma das cidades atingida pelas chuvas em Minas Gerais. Foto: Divulgação/Bombeiros MG

Um total de 341 cidades já decretaram situação de emergência em Minas Gerais, segundo o boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado nesta quarta-feira (12). O governo publicou o reconhecimento da situação de emergência de mais 220 municípios também nesta quarta. As demais cidades que compõem as 341 nesta situação já tinham sido reconhecidas pelo governo. 

"Os municípios devem solicitar ao Estado o reconhecimento do estado de emergência ou podem fazê-lo por meio de decretos próprios, seguidos de reconhecimento do Estado. Após esse processo, é reconhecido o direito para requerimento de verbas de auxílio do Governo de Minas e do Governo Federal", explica o governo de Minas. 

Veja como funciona para decretar situação de emergência aqui.

Vítimas

As chuvas no Estado já deixaram 3.992 desabrigados e 24.610 desalojados. Além disso, há 24 pessoas mortas, o número já é maior que o do período chuvoso de 2020 e 2021, quando foram registradas 22 mortes. O número não inclui as 10 vítimas do desabamento de uma rocha em Capitólio, ocorrido no último sábado (08), por causa das investigações sobre as causas do incidente que ainda estão sendo realizadas.

Os números de mortes podem aumentar, já que o período chuvoso segue até o dia 31 de março deste ano e a previsão é que a chuva persista pelos próximos dias. Somente nas últimas 24 horas, Minas Gerais registrou mais cinco mortes pelas chuvas. Até essa terça-feira (11) eram 19 mortes registradas. 

 

Leia mais: Minas Gerais: Pontos de interdições em rodovias mineiras sobem para 139

Com informações: O Tempo*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias