Quinta, 20 de Janeiro de 2022
20°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Saúde Covid-19

Lavras: Após pressão e recordes de Covid-19, Prefeitura publica decreto com restrições

A Prefeita Jussara Menicucci (PSB), em live realizada nesta quarta-feira (12), conclama a população para a cobertura vacinal completa e o controle eficaz da pandemia.

12/01/2022 às 17h04
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Prefeitura de Lavras realiza Live e conclama população para vacinação contra a Covid-19. Foto: Live
Prefeitura de Lavras realiza Live e conclama população para vacinação contra a Covid-19. Foto: Live

A Prefeitura Municipal de Lavras emitiu na noite dessa terça-feira (11), depois que o município registrou mais 677 novos casos de Covid em 24 horas e a segunda morte decorrente da doença, um decreto que estabelece medidas restritivas para tentar minimizar a transmissão e contágio do SARS-CoV2.

A partir de hoje, quarta-feira (12), está suspensa a realização de eventos abertos ao público até o último dia deste mês de janeiro, além de eventos que estabeleçam a possibilidade de venda de ingressos em casas de show, boates, salões de eventos e outros do segmento. Já os eventos privados, aqueles que não possuam caráter econômico ou financeiro, deverão observar o limite de 50% da capacidade máxima estabelecida para o local de sua realização, de acordo com o Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros, fica também vedada a disponibilização de espaço ou pista de dança, também até o dia 31.

A polêmica ainda está em torno de festas como casamentos e eventos como formaturas que estão permitidos na cidade.

Já os supermercados, hortifrutigranjeiros, hipermercados e outros estabelecimentos comerciais destinados à venda de produtos alimentícios e congêneres em geral, deverão realizar a higienização dos bens e equipamentos de uso comum dos consumidores, bem como disponibilizar álcool gel 70% no acesso de entrada dos mesmos.

Quem não cumprir estas determinações estabelecidas no decreto está sujeito ao pagamento de multa pecuniária que pode variar de 1.000 à 5.000 Unidade Fiscal do Município de Lavras (UFML), e à cassação do alvará de funcionamento. Hoje uma UFML vale R$ 4,24.

As medidas adotadas neste decreto poderão ser ampliadas ou reduzidas, a critério da administração pública municipal ou por ato decorrente do Estado de Minas Gerais, em adequação ao Programa Minas Consciente.

Prefeita conclama população para vacina

A Prefeita Jussara Menicucci (PSB), em live realizada nesta quarta-feira (12), falou sobre a importância da cobertura vacinal completa para o controle eficaz da pandemia. A prefeita de Lavras, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Iara Menicucci Nogueira, e de membros da equipe de Saúde do município, conclamou a população para a vacinação completa da população. A prefeita também informou que a partir de agora os testes de Covid-19 serão feitos apenas no Hospital de Campanha na Unidade de Pronto. 

Surto de Covid-19 e cobrança por ações para conter o avanço do vírus

O município de Lavras, no Campo das Vertentes, está sofrendo um surto desenfreado da Covid-19 desde o início de 2022. Nessa terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde registrou 677 novos casos positivos de Covid-19, sendo 281 homens e 386 mulheres, com idades entre 01 e 84 anos. Também foi registrado um óbito decorrente do coronavírus; o  segundo deste ano.

O Conselho de Entidades (Conse) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), enviou na manhã de segunda-feira, dia 10, a prefeita Jussara Menicucci (PSB), um ofício através do qual pede imediata providência da Chefe do Executivo no sentido de tomar medidas que possam restringir o avanço da Covid-19 no município, como a proibição da realização de grandes eventos, restringir as aglomerações de pessoas nas áreas comerciais, bem como vigilância para que as medidas sejam cumpridas.

O conselho expressa a preocupação com os dados recentes mostrados nos boletins epidemiológicos, que em uma semana, do dia 3 ao dia 9, foram confirmados 1.414 casos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias