Quinta, 20 de Janeiro de 2022
20°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Deslizamento

Minas Gerais: Deslizamento de terra destrói imóveis históricos em Ouro Preto

De acordo com a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. Área tinha sido evacuada pelos Bombeiros minutos antes

13/01/2022 às 11h32 Atualizada em 13/01/2022 às 19h22
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Momento exato em que o deslizamento de terra no Morro da Forca atinge casarão do século XVIII em Ouro Preto. Foto: Reprodução/Redes sociais
Momento exato em que o deslizamento de terra no Morro da Forca atinge casarão do século XVIII em Ouro Preto. Foto: Reprodução/Redes sociais

Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX e um depósito da Prefeitura de Ouro Preto, na região Central do Estado, manhã desta quinta-feira (13). O acidente ocorreu no Morro da Forca, localizado no Centro Histórico da cidade.

Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. A prefeitura afirmou que o casarão já estava interditado desde 2012. "Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco", afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho.

Área foi evacuada minutos antes

Cordão de isolamento que já estava no local antes do desabamento de terra. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 08h30 para realizar uma vistoria no local e, devido aos problemas estruturais verificados, toda a área foi evacuada. Pouco depois, às 09h10, o deslizamento ocorreu.

Até o momento, os Bombeiros ainda não informaram quantas pessoas tiveram que ser evacuadas do local. Segundo a corporação, o talude ainda apresenta instabilidade. Se houver outro desmoronamento, há possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos.

A Defesa Civil orienta que as pessoas não passem pela região do deslizamento. "Peço as pessoas que não transitem neste local, há movimentação de massa, já acionamos o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Ourotran e nosso geólogo para fazer a avaliação. Peço as pessoas que tenham paciência, porque o trânsito será liberado depois que for feita uma análise", disse Neri Moutinho.

O Morro da Forca fica no centro histórico de Ouro Preto, próximo ao Museu da Farmácia. No local, pessoas escravizadas eram enforcadas, entre os séculos XVII e XIX.

Chuvas

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho, o solo estava encharcado em decorrência das chuvas dos últimos dias. Ouro Preto está entre os municípios em situação de emergência por causa dos temporais.

Dentre as 25 mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais, uma ocorreu em Ouro Preto, no último sábado (08). Um homem, de 55 anos, morreu depois de ser soterrado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estava deitado na cama, quando houve o escorregamento de terra e a casa dele desabou.

As buscas pela vítima duraram três dias. O corpo só foi localizado na tarde dessa segunda-feira (10).

Outro casarão histórico desabou há 6 dias

Parte de casarão histórico desaba em Ouro Preto. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Parte de outro casarão tricentenário e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) havia desabado em Ouro Preto no dia 7 de janeiro. O acidente foi provocado pelas fortes chuvas. Ninguém se feriu.De acordo com a prefeitura, o imóvel já estava em péssimas condições de conservação quando foi adquirido pelo município há poucos meses. Ele havia sido abandonado pelos proprietários.

A área foi isolada, mas nenhum vizinho precisou ser retirado de casa. O imóvel fica no bairro de Santa Efigênia, no Centro Histórico. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi notificado.

 

Com informações: G1 Minas Gerais*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias