Quarta, 25 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades 304 anos

Tiradentes comemora 304 anos de história

Solenidade marca as comemorações, nesta quarta-feira (19), do aniversário da cidade

18/01/2022 às 14h19 Atualizada em 18/01/2022 às 15h15
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Igreja Matriz de Santo Antônio. Foto: Divulgação/Suellen Jacques - Stage Comunicação
Igreja Matriz de Santo Antônio. Foto: Divulgação/Suellen Jacques - Stage Comunicação

A cidade de Tiradentes irá comemorar nesta quarta-feira (19) 304 anos de história. A Solenidade Cívica em comemoração ao aniversário do município acontecerá no Largo do Sol, a partir das 09h30, com a presença de autoridades municipais e estaduais, e será transmitida pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Tiradentes.

“Neste 19 de janeiro, desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajude a preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro!”, manifesta Rogério de Almeida, secretário municipal de Governo de Tiradentes.

Na ocasião, ocorrerá a assinatura do termo de intenção de trabalho com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. De acordo com a Prefeitura, o intuito é promover projetos formativos, artísticos e culturais, tendo como foco a formação e a capacitação profissional de diferentes agentes culturais do município de Tiradentes.

A parceria irá contribuir para a profissionalização da cadeia produtiva, a movimentação da economia criativa, geração de emprego e renda, além do fortalecimento dos setores do turismo e da cultura da região. 

Programação

Tendo o Largo do Sol como palco da Solenidade Cívica de 304 anos, nesta quarta-feira (19), a programação inclui: às 9h30, haverá a recepção das autoridades. Em seguida, às 10h, acontecerá a abertura oficial com o mestre de cerimônia; hasteamento das Bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro; pronunciamento do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Nilzio Barbosa; execução do Hino Oficial da cidade de Tiradentes, com letra de Paulo Terra e música do Maestro Adhemar Campos. 

História

Foto: Divulgação/Thais Andressa – Stage Comunicação

A origem da cidade de Tiradentes remonta ao ano de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial, posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, atual São João delRei.

Em 1718, o arraial foi elevado à Vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro Rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o Século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.

O conjunto arquitetônico da cidade de Tiradentes foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conservado quase intacto.

 

Com informações: Prefeitura Municipal de Tiradentes*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias