Quarta, 25 de Maio de 2022
13°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Vacinação

Minas Gerais: Em um ano, Estado aplicou mais de 36 milhões de doses contra Covid-19

Avanço da vacinação contribui para redução de mortes pela doença, afirma Secretaria de Estado da Saúde

18/01/2022 às 15h46
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Foto: Fábio Marchetto/SES-MG
Foto: Fábio Marchetto/SES-MG

Minas Gerais já aplicou mais de 36 milhões de doses até esta terça-feira (18), exatamente um ano após o início da vacinação no Estado. Segundo dados do Vacinômetro, 92% dos mineiros tomaram a primeira dose e 86% da população com 12 anos ou mais já receberam a segunda dose. A cobertura vacinal relacionada à dose de reforço está em cerca de 22%. 

Em relação aos óbitos, no dia 7/4/2021, em meio ao auge da pandemia, quando foram notificadas 508 mortes por Covid à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a cobertura vacinal da população mineira era de 13,6% para primeira dose e de 4% para a segunda, conforme dados do OpendataSUS. Atualmente, com o avanço da vacinação, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias está em torno de 6%. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, a cobertura alcançada no estado impacta positivamente nos indicadores. “Em meados de dezembro de 2021, percebe-se nitidamente a queda do número de mortes na população elegível para ser vacinada, à medida que a cobertura avançou para próximo dos 90% de D1 e 75% de D2. Dessa forma, podemos dizer que a vacinação mudou de forma segura a pandemia no estado e tivemos uma redução considerável na ocorrência de óbitos por Covid”, avalia. 

Caderneta em dia 

Fábio Baccheretti reitera que as pessoas que estejam com a 2ª dose ou, ainda, a dose de reforço em atraso se dirijam até a unidade de saúde para completar o esquema de vacinação. 

“A vacina contra covid é comprovadamente segura e eficaz. E reforçamos junto à população que o esquema vacinal completo, considerando também a dose de reforço, é necessário para garantir a proteção adequada contra a doença”, afirma. 

Vacinação infantil 

Desde a última sexta-feira (14), Minas Gerais já conta com doses destinadas a crianças entre 5 e 11 anos, a serem disponibilizadas de acordo com os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde (MS). 

“O Estado sempre vai recomendar a vacinação, já que está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas”, reforça o secretário de Estado de Saúde.  

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei irão dar início à vacinação de crianças com comorbidades nesta semana.

Clique aqui e saiba mais sobre vacinação infantil em Minas Gerais. 

 

Com informações: Agência Minas*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias