Google Adsense Topo
Fórum

SJDR sedia I Fórum dos Servidores Públicos do Campo das Vertentes

Evento e gratuito e pretende reunir centenas de servidores das regiões das Vertentes.

10/03/2020 20h14Atualizado há 3 semanas
Por: Adriano Vianini
211
Cartaz do I Fórum de Servidores Públicos do Campo das Vertentes
Cartaz do I Fórum de Servidores Públicos do Campo das Vertentes

O 1° Fórum dos Servidores Públicos do Campo das Vertentes acontece entre os dias 21 e 22 de março no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e tem como tema “a resistência trabalhadora e as redes de luta” .O evento foi idealizado pelo Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de São João del-Rei - SINDS UFSJ e o Sindicato dos Servidores da Educação em Minas Gerais – SIND-UTE com subsede nesta cidade. O objetivo é estreitar o vínculo entre as entidades sindicais e os servidores públicos da região. Na pauta, serão debatidos o cenário político-econômico brasileiro e a onda de propostas legislativas a nível federal, estadual e municipal que atingem diretamente áreas como saúde, educação, e as diversas categorias de servidores e instituições públicas do país. 

A proposta do evento é traçar caminhos e criar redes de interação para debater a crise que assola os movimentos sociais, sindicais, e, de outro modo, buscar saídas para a grave crise social, política e econômica que estamos vivenciando no Brasil. O evento contará com a participação de palestrantes que militam em entidades sindicais de diferentes estados da federação. Os oradores debaterão o sucateamento dos serviços públicos, da previdência social, do acesso a saúde, educação e à assistência social. O foco dos palestrantes recairá sobre os ataques aos direitos e garantias que se encontram ameaçados pelas propostas políticas e econômicas que vem sendo articuladas no âmbito dos estados, municípios e do governo federal.

Além da reflexão acerca do cenário de desmantelamento das instituições que assola o Brasil, os oradores irão traçar um panorama frente a pautas semelhantes, vivenciadas em outros países da américa latina, com ênfase no resultado da implementação de medidas idênticas no Chile. Propostas como a do Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais, o fim do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção Básica-Fundeb e até mesmo o plano de extinção dos pequenos municípios, terão seus meandros e repercussões debatidos no decorrer do evento Por fim, serão abordados aspectos comuns que unem as diversas categorias do funcionalismo e que devem permear as estratégias de lutas das entidades sindicais, movimentos sociais, do funcionalismo e da população em geral.

O Fórum contará ainda, com um GT (Grupo de Trabalho) que se debruçará sobre cada uma das recentes PEC’S encaminhadas pelo governo federal :Pec Emergencial, Pec dos Fundos Públicos, PEC do Pacto Federativo ,  Reforma Administrativa, e a recém aprovada Reforma da Previdência, que servirá de base para o modelo que se quer implantar na reforma nos Estados. A atividade terá como premissa, esclarecer como  tais medidas impactam a vida de todos os brasileiros, através do sucateamento dos serviços públicos e da precarização do funcionalismo e das instituições mais necessárias a sociedade: escolas, universidade, postos de saúde, hospitais, creches e uma gama de outros mecanismo essenciais aos brasileiros, em especial, aos mais pobres.

Visando propiciar o efetivo engajamento e inserção dos participantes, em especial, às mulheres mães, para que possam atuar ativamente nas atividades, a organização do Fórum, disponibilizará uma estrutura de apoio com um espaço de recreação para as crianças. Para isso, basta informar a necessidade e os dados do menor no ato da inscrição.  Quanto a alimentação, serão servidas todas as refeições no local. O Sindicato dos Metalúrgicos de São João del-Rei estará disponibilizando também, alojamento para os participantes de outras localidades, que deverão pleitear a vaga com antecedência, no ato da inscrição, já que estas serão limitadas. No sábado, acontecerá uma a confraternização de encerramento dos trabalhos do dia, na sede do Social Futebol Clube, no bairro Matosinhos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 06 a 21 de março pelo site www.sindsufsj.org /forumdasvertentes. Para obter mais informações, os participantes poderão encaminhar e-mail para o endereço [email protected], ou acessar a a página do facebook www.facebook.com/forumdasvertentes

A programação completa:

Sábado dia 21 de março

8:30h as 9:30h:  Credenciamento e inscrições para fala

9:30h as 12h: Fala das entidades presentes com mediação de Adriene Carvalho Sinds -UFSJ e Marina Eduarda SIND-UTE subsede São João del-Rei 

12:30h: Almoço

14:00h as16h: Mesa-redonda 

Mesa 1: As Privatizações dos Serviços Públicos na América Latina

Proposta: A discussão será voltada para o processo de aprofundamento da crise mundial do capitalismo, compreendendo a consolidação da exploração do trabalho na periferia desse sistema. Com enfoque na América Latina, os debates serão centrados nos exemplos das políticas autoritárias impostas no Chile e no Brasil. O objetivo é obter as armas e ferramentas necessárias para travarmos as resistências de luta no Movimento Sindical Unificado.

Palestrantes:

Gibran Jordão - Coordenador do Travessia – Coletivo Sindical Popular. 

Paulo Barela - Estatístico, servidor aposentado do IBGE, membro e representante da Executiva Nacional do Csp- Conlutas no Fórum Nacional das Entidades do Serviço Público Federal.

16h as 16:30h:  Café

16:30h as 18h: GT`S temáticos

  1. Trajetórias do Sindicalismo no Brasil e os Desafios Atuais

Mediação:  Representante Sindical

  1. A Luta pela educação e a defesa dos Serviços Públicos

Mediação: Representante Sindical

  1. Do chão da Fábrica à Sala de Aula: a Defesa dos Serviços Públicos no Brasil

Mediação: Representante Sindical

  1. As Mulheres em Movimento na Defesa dos Serviços Públicos

Mediação: Representante Sindical

19h: Confraternização na sede do Social Futebol Clube do Matosinhos

Domingo – 22 de março

9h as 10h: Encaminhamentos do Fórum – Produção de um documento de intenção

10h as 12h – Mesa-redonda

Mesa 2: O movimento Sindical na Construção da Resistência Popular

Proposta: Com vistas a intensificar o debate sobre o movimento sindical e os caminhos de resistência que vem sendo traçados na atual conjuntura, essa mesa busca expressar a indignação com o autoritarismo dos governos liberais e totalitários no Brasil, bem como evidenciar o protagonismo das mulheres frente ao movimento Sindical. 

Palestrante - Representante   do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF SINTUFEJUF - a confirmar.

 

Para obter mais informações, os participantes poderão encaminhar e-mail para o endereço [email protected], ou acessar o site https://www.sindsufsj.org/forum-das-vertentes e a página do facebook www.facebook.com/forumdasvertentes

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João del ReiSão João del Rei - MG Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h27
21°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 16°
21°

Sensação

17.6 km/h

Vento

85.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas