Google Adsense Topo
COVID-19

Governo de Minas decreta situação de emergência por causa do coronavírus

O decreto, publicado na manhã desta sexta-feira (13), prevê ações de enfrentamento como realização compulsória de exames médicos e vacinação

13/03/2020 16h17Atualizado há 3 semanas
Por: Adriano Vianini
Fonte: EM
767
Gráfico Evolução Coronavírus no Brasil. Reprodução EM
Gráfico Evolução Coronavírus no Brasil. Reprodução EM

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou situação de emergência em saúde pública no estado, em decorrência da pandemia de coronavírus. O texto, publicado na manhã desta sexta-feira (13) no Diário Oficial Minas Gerais, prevê a realização compulsória de exames médicos, coleta de amostras clínicas, testes laboratoriais e vacinação. 

Segundo o Ministério da Saúde, Minas tem, até o momento, dois casos confirmados da doença, além de 117 casos suspeitos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), no entanto, afirma investigar 289 possíveis infecções, de acordo com o boletim divulgado na tarde desta quinta-feira (12).

Assinado pelo governador Romeu Zema, o decreto que começa a valer a partir de hoje e vigora enquanto perdurar o estado de emergência, dispensa a licitação de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do surto global. 

Casos em Minas Gerais

Segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) até o momento, foram notificados 313 casos de infecção pelo COVID-19. Destes casos, 22 foram descartados, 289 estão em investigação como suspeitos e dois casos foram confirmados.
 
O primeiro caso foi confirmado no último domingo pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Trata-se de uma paciente de, 47 anos, que reside no município de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado e havia feito uma viagem recente para a Itália. 
 
O segundo caso foi confirmado pela SES, nesta quinta-feira (12); uma mulher de 38 anos que mora em Ipatinga, no Vale do Rio Doce, e viajou para Israel no último dia 20 e retornou ao Brasil nove dias depois, em 29 de fevereiro. 
Recomendações para evitar o contágio de coronavírus 
  • Lavar as mãos com água e sabão com maior frequência que de costume
  • Utilizar álcool gel sempre que possível 
  • Não tocar olhos, boca e nariz sem higienizar as mãos
  • Não compartilhar alimentos e utensílios
  • Manter os ambientes arejados
  • Tomar cuidado ao tossir ou espirrar, cobrindo sempre a boca com lenço de papel, nunca com as mãos
  • Jogar o lenço no lixo após o uso e realizar higienização das mãos

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 05h53
11°
Poucas nuvens Máxima: 22° - Mínima: 11°
11°

Sensação

15.8 km/h

Vento

95.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas