Google Adsense Topo
COVID-19

Sentiu os sintomas? Saiba como proceder em caso de suspeita do coronavírus antes de procurar um médico

Municípios disponibilizam atendimento telefônico para esclarecer dúvidas

17/03/2020 17h32Atualizado há 2 semanas
Por: Adriano Vianini
196
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em meio à enxurrada de informações e atualizações diárias sobre os casos suspeitos de infecção pelo coronavírus é importante saber como proceder, caso apresente os sintomas ou sinais da infecção pelo vírus.

Até o momento, as cidades de Barbacena, São João Del Rei, Prados/Bichinho, Congonhas, Lafaiete, Ouro Branco e Piranga apresentaram casos suspeitos de coronavírus na região.

Alguns municípios como Barbacena e Tiradentes, no Campo das Vertentes, e Congonhas decretaram Situação de Emergência na Saúde Pública, e estão recomendado à população não procurar o serviço de saúde antes de receber orientações do plantão de monitoramento, de acordo com os seguintes critérios:

Caso suspeito: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) com histórico, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; De viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS** ou Contato próximo de caso suspeito ou confirmado para o coronavírus (COVID-19).

Caso provável: Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

Veja um resumo do que cada cidade implementou até o momento para ajudar a população com dúvidas que podem ser tiradas por telefone antes mesmo de procurar um plantão médico:

Barbacena

Foi instituído o Regime de Plantão da Vigilância em Saúde para acolhimento às situações sintomáticas para avaliação, monitoramento e tomada de decisões pertinente ao enfrentamento ao COVID-19, sendo criada, escala fixa com médicos e enfermeiros capacitados para conduzir, orientar e se necessário após a análise epidemiológica e realizar a notificação do suspeito, os quais serão regulamentados pela Secretaria Municipal de Saúde Pública.

Os telefones de contato da sala de monitoramento do Plantão da Vigilância em Saúde são: (32) 98867-3320 e (32) 98863-3141.

São João del-Rei

Foi criado um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus formado por sete profissionais da saúde visando definir estratégias ao alastramento do vírus COVID-19 no município. A Secretaria de Saúde Municipal reforçou ainda que "o compromisso preventivo é de responsabilidade de todos. Sendo assim, viagens deve ser evitadas, especialmente as internacionais, tendo em vista a possibilidade de restrições (fechamento de fronteiras). Da mesma forma, deve-se evitar a permanência em ambientes fechados com aglomerações de pessoas", além dos cuidados preventivos.

Telefone do Setor de Epidemiologia da SMS: (32) 3379-1561.

Conselheiro Lafaiete

A Secretaria de Saúde disponibilizou as seguintes linhas telefônicas para atendimento das pessoas que tenham sintomas de gripe, com febre acima de 38 graus e dores de garganta: 3769-2527 e 3763-9565. Ao comunicar seu estado de saúde, o cidadão será orientado e direcionado para os cuidados que forem necessários.

Congonhas

Com sete casos suspeitos até o momento, a prefeitura também decretou situação de emergência. A Secretaria de Saúde disponibilizou duas linhas telefônicas para atendimento das pessoas que tenham sintomas de gripe, com febre acima de 38 graus e dores de garganta.

Os números são 3732-1919 e 3732-1948. Ao comunicar seu estado de saúde, o cidadão será diretamente atendido em sua residência pelos profissionais da Saúde. O objetivo é fazer com que esses pacientes sintomáticos não circulem e, consequentemente, transmitam a doença.

Piranga 

Os números informados foram o (31) 99744-6983 e (31) 98272-0553. Os demais municípios como São João Del Rei e Ouro Branco ainda não informaram os telefones de contato e procedimentos a serem adotados pelo cidadão.

Tiradentes

O município decretou situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia do COVID-19 (coronavírus). A prefeitura pede a população para não procurar o serviço de saúde antes de receber orientações do plantão de monitoramento que poderá ser acionado através do telefone (32) 3355-1532.

 

Estamos aguardando o retorno dos demais municípios sobre os telefones disponíveis para o plantão de dúvidas.

Contribuiu: Vertentes Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h55
20°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 16°
20°

Sensação

17.6 km/h

Vento

85.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas