Quarta, 25 de Maio de 2022
13°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Política ANTENA!

ANTENA! De qual time? De todos, desde que ganhe!

Bastidores da política em São João del-Rei e região

19/02/2022 às 10h37 Atualizada em 20/02/2022 às 09h24
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Rômulo Viegas, Claudinho da Farmácia e Fábio da Silva visitam escolas municipais. Mesma clube, mas times diferentes. Foto: Redes Sociais
Rômulo Viegas, Claudinho da Farmácia e Fábio da Silva visitam escolas municipais. Mesma clube, mas times diferentes. Foto: Redes Sociais

De qual time? De todos, desde que ganhe!

Após a passagem do deputado federal, Aécio Neves (PSDB), por São João del-Rei, Tiradentes e Lagoa Dourada, no último fim de semana, em busca de alianças políticas com prefeitos da região para a campanha de 2022; um fato chamou a atenção no decorrer da semana: Em qual time o PSDB são-joanense joga? 

Pelo visto de todos os lados, desde que ganhe! O ex-prefeito e amigo pessoal do deputado federal, Rômulo Viegas, um dos coordenadores da campanha de Aécio, além de apoiador do deputado estadual, Gustavo Valadares (PSDB), aproveitou a semana para visitar diversas escolas municipais sucateadas, como mostrou o Mais Vertentes. Na mesma linha, o ex-presidente do PSDB e ex-vice de Rômulo nas últimas eleições municipais, Fábio da Silva, e o vereador Claudinho da Farmácia (PTC e ex-PSDB), também acompanharam o colega de partido, porém escalados para outro time: do deputado federal, Domingos Sávio (PSDB).

A legenda e o clube são os mesmos, porém a briga política entre os dois deputados federais irá acirrar a disputa por votos na região nos próximos meses. 

Na base do Legislativo municipal, já estão escalados para o time de Aécio Neves os vereadores Edmar da Farmácia (PSDB), Mara Protetora (PSC), e o ex-vereador e atual assessor do Edmar, Gilberto Lixeiro. Já no time de Domingos Sávio jogam o vereador Claudinho da Farmácia (PTC e ex-PSDB), e seu assessor e ex-presidente do PSDB, Fábio da Silva.

Prefeitos já escalados no time Aécio Neves: Nivaldo de Andrade (PSL), SJDR; Higino Zacarias (PSDB), Ritápolis; Ronald Pereira Dutra (PSDB), Lagoa Dourada; e Juninho do Lester (PSDB), Prados.

Time do Dr. Frederico

Dr. Frederico (Patriota) encontra prefeito de Carrancas, Heley Andrade (PTB),
e lideranças locais. Foto: Redes Sociais

E quem pensa que a política de São João del-Rei está polarizada no clubinho psdebista se engana. O deputado federal, Dr. Frederico (Patriota), antenado, também vem montando a escalação do seu time. Nas últimas semanas, o médico oncologista passou por Carrancas, Ibertioga, Nazareno, Resende Costa e Tiradentes, além de outras cidades do Campo das Vertentes. 

Já em São João del-Rei e Tiradentes, o patriota também escalou para seu time os vereadores Igor Sandim (Podemos) e Fabiano Pinto (DEM), além da ex-vereadora Jânia Costa e o atual prefeito de Tiradentes, Pinto (MDB).

Os vereadores Rosinha do Mototáxi (PSL) e Sargento Machado (PRTB) também estarão no time do deputado federal, Dr. Frederico.

De olho em 2024

Para jogar em qualquer time para candidatos federais ou estaduais, vereadores e apoiadores estão antenados na escalação do campeonato eleitoral municipal 2024.

Jânia Costa (PTB) tentará novamente o Executivo com o apoio do Dr. Frederico; Rômulo Viegas (PSDB) pode voltar com outro vice: o atual vice-prefeito, Jorge Hannas Salim (Avante); já Fábio da Silva (PSDB) tenta retornar ao Legislativo; e demais vereadores, claro, a reeleição com os famosos "padrinhos".

Prefeitos já escalados no time Dr. Frederico: Heley Andrade (PTB), Carrancas; Heitor Guedes (Patriota), Conceição da Barra de Minas; Pinto (MDB), Tiradentes; Alexandre (Patriota), São Tiago; e Marcinho do Tica (MDB), Dores de Campos.

Não larga o osso

Quem pensar que o atual prefeito, Nivaldo de Andrade (PSL), irá se aposentar em 2024 também se enganou. O prefeito não larga o osso e poderá contar, mais uma vez, com o apoio do deputado federal, Aécio Neves, no candidato que o prefeito apoiar. Será o Rômulo??? Vários nomes da base de apoio já foram cogitados, porém o prefeito tem circulado pelo comércio de SJDR pedindo apoio ao filho, o vereador Weriton Andrade (PSL). Vai que cola?

Burburinho

E o assunto, após a visita de Aécio Neves, no sítio do prefeito, Nivaldo de Andrade (PSL), em Tiradentes, foi em torno dos apoiadores por trás do deputado federal: chumbo grosso!

Alô aposentadoria

E por falar no prefeito, Nivaldo de Andrade (PSL), o sonho de viajar após aposentadoria foi antecipado. Em menos de um ano, ainda em mandato, o prefeito já foi para quatro destinos badalados com a família: Europa, Paraguai, Rio de Janeiro e, nesta semana, Bahia. Será que vai emendar o feriado de carnaval nas terras baianas? Vale lembrar que o carnaval em SJDR foi cancelado!

Justiça seja feita!

Rosinha do Mototáxi na Av. Santos Dumont, em Matosinhos.
Foto: Redes sociais / Reprodução

Esta coluna faz criticas, mas também sabe reconhecer os trabalhos realizados pelos vereadores Rosinha do Mototáxi (PSL) e Dondom (PRTB), que estão atuando para amenizar os graves problemas causados pelas chuvas na cidade. Desde janeiro, moradores de diversas ruas dos bairros Tijuco, Fábricas, Vila Nossa Senhora de Fátima e Matosinhos (Av. Santos Dumont e travessas), passaram por enchentes e dificuldades para limpar a lama deixadas pelas chuvas e pelo transbordamento de dois córregos que cruzam a cidade. No dia seguinte, Rosinha do Mototáxi, na grande Matosinhos, e Dondom, no Tijuco, com o apoio de Jaderson, da Secretaria Municipal de Agricultura, já estavam com carros pipas e tratores limpando as ruas e apoiando os moradores. Rosinha também está na ativa para tampar os buracos deixados pelas chuvas. Parabéns vereadores!

 

 

 

Desgosto

Maria do Bozó. Foto: Arquivo pessoal

A mais antiga cabo eleitoral de políticos da cidade, Maria José Reis da Silva, conhecida como Maria do Bozó, faleceu aos 67 anos no dia 11 de fevereiro. Defensora e apoiadora ferrenha do prefeito, Nivaldo de Andrade (PSL), e da primeira-dama, Aline Gonçalves, além de diversos vereadores e ex-vereadores. Porém, Maria foi sepultada no cemitério municipal de SJDR como persona non grata pelos políticos que ela sempre apoiou. Maria do Bozó trabalhava na política em troca de emprego no Damae ou na Prefeitura Municipal; mas foi "cancelada" pela atual administração e tornou-se uma pedra no sapato de muitos, após denunciar e cobrar o que foi prometido: emprego! Infelizmente, Maria, adoeceu e veio a falecer. Parentes e amigos disseram que também foi por desgosto, pois sem emprego e fonte de renda - Maria não havia conseguido a aposentadoria -, a mesma foi adoecendo e vivia com a ajuda e doações de amigos. Da Prefeitura, do prefeito e da primeira-dama e do Damae nem uma coroa de flores foi enviada! Nossos sentimentos e solidariedade à família de Maria do Bozó.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
Antena SJDR
Antena SJDR
Sobre Bastidores da política em São João del-Rei e Vertentes
São João del Rei - MG Atualizado às 01h12 - Fonte: ClimaTempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

Qui 23°C 11°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 24°C 11°C
Dom 26°C 12°C
Seg 25°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias