Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Brasil Petrópolis

Rio de Janeiro: Bombeiros de Minas permanecem em Petrópolis e ajudam na busca de vítimas do acidente provocado pelas chuvas

Quatorze integrantes do CBMMG trabalham no resgate de duas pessoas desaparecidas, em operação que já contabiliza 229 mortos

02/03/2022 às 13h46 Atualizada em 02/03/2022 às 13h50
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Divulgação / CBMMG
Foto: Divulgação / CBMMG

Uma equipe composta por 14 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) permanece trabalhando na área do desastre provocado pelas fortes chuvas em Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro. Especializados em busca e salvamento, os militares encerraram as atividades no setor denominado Alpha 3 e foram remanejados para a área Bravo 7.

As áreas do desastre foram divididas em Alpha, Bravo, Charlie e Delta – alfabeto fonético internacional. Atualmente, apenas a área Bravo concentra os esforços para resgatar duas vítimas desaparecidas. Nas demais áreas, os trabalhos já foram encerrados.

De acordo com o chefe da delegação, o comandante do Comando Operacional de Bombeiros de Juiz de Fora, coronel Eduardo Gomes Ângelo da Silva, a previsão é encerrar as atividades na próxima quinta-feira (3/3). “Estima-se que os trabalhos de busca e salvamento sejam finalizados na quinta e que todas as equipes sejam desmobilizadas”, explicou.

Resposta

Até o momento, são 229 mortos e dois desaparecidos. O coronel Eduardo Gomes Ângelo da Silva afirmou que os militares envolvidos na operação conseguiram dar uma resposta rápida e efetiva aos familiares.

“Todo o trabalho desenvolvido até agora foi de forma harmônica, tanto com os colegas de outros estados quanto com os familiares. Fomos bem acolhidos pelas famílias, o que nos motivou ainda mais no cumprimento da missão, que é resgatar os desaparecidos e, assim, dar resposta às pessoas que buscam seus entes”, disse.

Foto: Divulgação / CBMMG

Equipe

Dos 14 militares em campo, 10 são do Batalhão Ambiental e de Resposta a Desastres, sediado em Belo Horizonte, e quatro do pelotão de Emergências Ambientais, do Terceiro Comando Operacional, sediado em Juiz de Fora.

Os bombeiros mineiros envolvidos na missão são especializados em busca e resgate de estruturas colapsadas e contam com vasta experiência nas atividades de desmanche hidráulico, estabilização e escoramentos.

Operação inicial

A primeira equipe do CBMMG a atuar em Petrópolis ajudou a localizar quatro pessoas que perderam a vida. O trabalho deste grupo, em apoio aos militares do RJ, foi feito no período de 18 a 24/2. Naquela ocasião, 14 bombeiros e dois cães participaram dos trabalhos na área operacional Alpha II, no bairro Morro da Oficina.

Com informações: Agência Minas

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias