Nesta terça-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. Para lembrar a data, o primeiro Fórum Municipal das Águas é realizado em Barbacena. O evento ocorre até a próxima sexta-feira (25) e tem o objetivo de ressaltar a importância da preservação do recurso hídrico.
A programação conta com palestras nas escolas da rede municipal para alunos do 5º a 9º ano sobre o tema até sexta-feira. O evento também trará mesas de debate nesta terça-feira e quarta-feira (23), no auditório do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), que fica na Rua Monsenhor José Augusto, nº 204, no Bairro São José.
Os encontros ocorrem de 19h às 22h com os seguintes temas:
O evento é aberto para o público, que deve apresentar um documento com foto e o cartão de vacinação contra a Covid-19 completo.
Segundo a Prefeitura, o fechamento do evento será com a realização de um plantio de mudas em uma área de restauração florestal do Horto Municipal com os alunos da escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo inscritos no projeto Jovens Mineiros Sustentáveis.
Apenas 7% dos rios da Mata Atlântica apresentam água de boa qualidade
Levantamento da organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica revelou que somente 6,8% dos rios da Mata Atlântica do país apresentam água de boa qualidade. A pesquisa não identificou corpos d’água com qualidade ótima.
Mais de 20% dos pontos de rios analisados apresentam qualidade de água ruim ou péssima, ou seja, sem condições para usos na agricultura, na indústria ou para abastecimento humano, enquanto em 72,6% dos casos as amostras podem ser consideradas regulares.
"Os resultados de 2021 nos mostram que a gente continua numa situação de alerta em relação à água, aos nossos rios, já que menos da metade da população brasileira tem acesso ao serviço de esgotamento sanitário. E os rios vão nos contar o que está acontecendo”, disse o coordenador do programa Observando os Rios, Gustavo Veronesi.
Os dados constam da nova edição da pesquisa O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica, realizada pelo programa Observando os Rios da SOS Mata Atlântica. A entidade avalia que o Brasil ainda está distante de atingir o ideal de água em quantidade e qualidade para os diversos usos. O levantamento é sempre divulgado no Dia Mundial da Água.
Faça parte e ajude o Mais Vertentes
Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?
Ajude aqui o Mais Vertentes!
Mín. 9° Máx. 18°