Terça, 24 de Maio de 2022
13°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Política Eleições 2022

Minas Gerais: Kalil oficializa renúncia à Prefeitura de Belo Horizonte para disputar governo do estado

O escritor e economista Fuad Noman, de 74 anos, é o novo prefeito de Belo Horizonte a partir de amanhã (29)

28/03/2022 às 13h10 Atualizada em 28/03/2022 às 23h04
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Alexandre Kalil (PSD) anuncia candidatura ao governo de Minas. Foto: Reprodução / TV Globo
Alexandre Kalil (PSD) anuncia candidatura ao governo de Minas. Foto: Reprodução / TV Globo

O ofício com a renúncia de Alexandre Kalil (PSD) ao cargo de prefeito de Belo Horizonte foi protocolado nesta segunda-feira (28) na Câmara Municipal da capital mineira. Com isso, Kalil deixa de ser prefeito de BH oficialmente e lança sua candidatura ao governo de Minas Gerais. 

Kalil (PSD) anunciou a saída do cargo para concorrer ao governo de Minas Gerais na última sexta-feira (25). "Solicito a vossa excelência que, na forma regimental, leve esta mensagem ao conhecimento de seus pares", diz trecho do documento.

Em discurso na sede do Executivo municipal, Kalil disse ter sentimento de 'dever cumprido' à frente da prefeitura nos cinco anos e três meses que esteve no cargo e comparou a votação que teve na última eleição com o título da Copa Libertadores que conquistou como presidente do Atlético. 

"Se digo um até breve a Belo Horizonte, me dirijo ao meu Estado: me aguardem. Sem promessas e sem mentiras, vamos levar essa forma humana de cuidar de gente para todo esse povo abandonado, entorpecido por promessas e mentiras", discursou Kalil já em tom de campanha.

Kalil foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016. Ele obteve 52,98% dos votos e derrotou o candidato João Leite no segundo turno. Em 2020, Kalil foi reeleito no primeiro turno, com 63,36% dos votos.

Fuad Noman 

O escritor e economista Fuad Noman, de 74 anos, começa a montar, nesta segunda-feira (28), a sua equipe após assumir a prefeitura de Belo Horizonte. O dia deve ser marcado por várias reuniões na sede do Executivo, e o braço direito de Fuad será o secretário de Governo, Josué Valadão, também com 74 anos.  

O novo prefeito da capital mineira precisa definir o titular em três secretarias: a de Saúde, com a saída de Jackson Machado, a de Políticas Urbanas, que era ocupada por Maria Caldas, e a Procuradoria Geral, antes comandada por Castellar Guimarães. Os três são indicações pessoais de Alexandre Kalil e deixam a prefeitura. Falta definir também o nome para a secretaria de Obras, que está vaga desde a transferência de Valadão para a pasta do governo.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias