A Prefeitura Municipal de São João del-Rei decretou que, a partir da próxima sexta (01/04), a tarifa do estacionamento rotativo na cidade ficará mais cara. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial de São João del-Rei, mas alguns vereadores estão se posicionado contrários ao reajuste.
De acordo com a liberação assinada pelo prefeito Nivaldo Andrade (PSL), para os carros estacionados na “Zona Azul” a tarifa básica de uma hora terá o valor de R$ 2,50, enquanto para as motocicletas e similares é de R $1,50. Caso precise permanecer por mais 60 minutos na vaga, o motorista e o motociclista devem renovar as taxas.
Hoje (30), o vereador Edmar da Farmácia (PSDB), se posicionou contrário ao aumento da tarifa e afirmou que o reajuste “vem em um momento em que toda sociedade passa por grande dificuldade financeira”. O vereador enviou para a Secretaria de Gabinete da Prefeitura um requerimento solicitando informações sobre o aumento abrupto no valor do rotativo.
No ofício, Edmar da Farmácia explica que “essas informações consistem em saber qual a metodologia aplicada a esse aumento, qual o índice de preços aplicado no caso vertente e qual a motivação para o aludido aumento já que estamos saindo de um longo período de pandemia, ao qual o poder aquisitivo do cidadão fora corroído pela inflação”.
Procurado pelo Mais Vertentes, o vereador afirmou que “o comércio e todos nós estamos lutando para recuperarmos de uma pandemia que trouxe grandes prejuízos econômicos. A nossa população sofre com desvalorização da moeda e o preço do combustível altíssimo, esta cobrança abusiva só servirá para afastar ainda mais a população do nosso comércio central. Por isso protocolei, junto à secretaria de governo, o pedido de explicações sobre o aumento”.
Ontem (29), os vereadores Fabiano Pinto (DEM) e Rosinha do Mototáxi (PSL) usaram as redes sociais para se posicionarem contrários ao aumento da tarifa da “Zona Azul”. “Não bastava o absurdo de manter uma empresa que não traz benefícios ao município ainda teremos que engolir aumento? Relembrando que a empresa descumpre diversas cláusulas do contrato com o município!”, relembrou Fabiano Pinto.
Já Rosinha também declarou ser contrária à implantação do Zona Azul no bairro Matosinhos.
O vereador Edmar da Farmácia ainda aguarda resposta da Prefeitura Municipal. Até o fechamento desta edição os demais vereadores da Câmara Municipal de São João del-Rei não haviam se manifestado sobre o reajuste do preço do rotativo. A Prefeitura também não quis se posicionar.
Faça parte e ajude o Mais Vertentes
Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?
Ajude aqui o Mais Vertentes!
Mín. 9° Máx. 18°