Segunda, 27 de Junho de 2022
12°

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Economia Zona Azul

São João del-Rei: Vereadores se manifestam contrários ao aumento da tarifa do rotativo autorizado pela Prefeitura

Edmar da Farmácia (PSDB) protocola pedido de explicações da prefeitura sobre os motivos do aumento. Fabiano Pinto (DEM) reforça que a empresa atua de forma irregular no município

30/03/2022 às 15h54 Atualizada em 30/03/2022 às 19h07
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Google Street View
Foto: Reprodução / Google Street View

A Prefeitura Municipal de São João del-Rei decretou que, a partir da próxima sexta (01/04), a tarifa do estacionamento rotativo na cidade ficará mais cara. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial de São João del-Rei, mas alguns vereadores estão se posicionado contrários ao reajuste.

De acordo com a liberação assinada pelo prefeito Nivaldo Andrade (PSL), para os carros estacionados na “Zona Azul” a tarifa básica de uma hora terá o valor de R$ 2,50, enquanto para as motocicletas e similares é de R $1,50. Caso precise permanecer por mais 60 minutos na vaga, o motorista e o motociclista devem renovar as taxas.

Hoje (30), o vereador Edmar da Farmácia (PSDB), se posicionou contrário ao aumento da tarifa  e afirmou que o reajuste “vem em um momento em que toda sociedade passa por grande dificuldade financeira”. O vereador enviou para a Secretaria de Gabinete da Prefeitura um requerimento solicitando informações sobre o aumento abrupto no valor do rotativo.

No ofício, Edmar da Farmácia explica que “essas informações consistem em saber qual a metodologia aplicada a esse aumento, qual o índice de preços aplicado no caso vertente e qual a motivação para o aludido aumento já que estamos saindo de um longo período de pandemia, ao qual o poder aquisitivo do cidadão fora corroído pela inflação”.

Procurado pelo Mais Vertentes, o vereador afirmou que “o comércio e todos nós estamos lutando para recuperarmos de uma pandemia que trouxe  grandes prejuízos econômicos. A nossa população sofre com desvalorização da moeda e o preço do combustível altíssimo, esta cobrança abusiva só servirá para afastar ainda mais a população do nosso comércio central. Por isso protocolei, junto à secretaria de governo, o pedido de explicações sobre o aumento”.

Ontem (29), os vereadores Fabiano Pinto (DEM) e Rosinha do Mototáxi (PSL) usaram as redes sociais para se posicionarem contrários ao aumento da tarifa da “Zona Azul”. “Não bastava o absurdo de manter uma empresa que não traz benefícios ao município ainda teremos que engolir  aumento? Relembrando que a empresa descumpre diversas cláusulas  do contrato com o município!”, relembrou Fabiano Pinto.

Já Rosinha também declarou ser contrária à implantação do Zona Azul no bairro Matosinhos.

O vereador Edmar da Farmácia ainda aguarda resposta da Prefeitura Municipal. Até o fechamento desta edição os demais vereadores da Câmara Municipal de São João del-Rei não haviam se manifestado sobre o reajuste do preço do rotativo. A Prefeitura também não quis se posicionar.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias