Segunda, 27 de Junho de 2022
12°

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Turismo Mineiridade

Minas Gerais: No ano dedicado a “Mineiridade”, característica alavanca retomada do Turismo

Evolução da atividade turística passa pelo foco na mineiridade e setor aponta que “o que mais atrai o turista para Minas Gerais é o mineiro”

13/04/2022 às 15h52
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

O Governo de Minas Gerais instituiu que 2022 será o “Ano da Mineiridade'', com promessas de investimentos e ações para atrair mais turistas interessados na diversidade de atributos que as terras mineiras oferecem. O maior fluxo de visitantes é esperado principalmente nos destinos do Sul de Minas e nas cidades históricas.

Dois programas estaduais, o Reviva Turismo e o Descentra Cultura, se juntam para o “Ano da Mineiridade'', promovendo, na prática, a transversalidade entre Cultura e Turismo. Além dos destinos já citados, o circuito das águas e a capital, Belo Horizonte, também estão entre os destinos mais procurados no estado.

Em 2022, destinos mineiros aparecem no topo da lista de lugares mais acolhedores do Brasil, segundo a premiação Traveller Review Awards, realizada pela plataforma de reservas Booking.com. O levantamento considerou 232 milhões de avaliações de viajantes que escolheram a cidade de Monte Verde como a número 1 do ranking. 

Mas isso não são dados de agora. O balanço do turismo mineiro foi favorável em 2021, onde o estado ocupou a lista das dez regiões mais acolhedoras do mundo, confirmando que o jeito mineiro de receber é um dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais.

Foco na Mineiridade

“O que mais atrai o turista para Minas Gerais é o mineiro”.

Essa é a percepção de representantes do setor, como Milena Soares, analista de Turismo da Fecomércio-MG. Segundo ela, a versatilidade de Minas para oferecer praticamente todos os segmentos de turismo (natureza, histórico, cultural, gastronômico) é ponto significativo, mas torna-se ainda mais relevante com o tempero da mineiridade. 

“Temos belezas naturais exuberantes e um rico patrimônio histórico, mas o jeito de ser do mineiro, a experiência da mineiridade, tem um lugar especial no coração das pessoas. O jeito de tomar café, de falar o mineirês, a conversa que acontece no coração da casa - a cozinha - são diferenciais. O Brasil todo tem atrativos naturais e Minas é um dos estados que possuem o maior número deles, mas a nossa empatia na hora de tratar o turista faz muita diferença”, ressalta Soares.

A retomada pós-pandemia

O governo espera que um dos responsáveis pela retomada das atividades da cadeia produtiva, no contexto da Covid-19, seja o programa estadual Reviva Turismo, lançado no ano passado. O programa traz medidas centradas nas tendências pós-pandemia e segmentos prioritários como cozinha mineira, turismo cultural, rural, de aventura, de natureza e de experiências.

Como atuação, a iniciativa foi baseada em quatro eixos estruturantes e de suporte ao desenvolvimento do turismo e da economia criativa: biossegurança, infraestrutura, capacitação e marketing.

Segundo dados do governo de MG, desde o lançamento do Reviva Turismo, o fluxo turístico em Minas vem crescendo e registrou, em alguns períodos, números maiores que os anteriores à pandemia. 

De acordo com o Observatório do Turismo de Minas Gerais, no Aeroporto Internacional de Confins, uma das principais portas de entrada em Minas Gerais, em agosto de 2021, por exemplo, o fluxo contou com mais de 100 mil novos viajantes pelo estado: cerca de 670 mil pessoas contra cerca de 570 mil registradas em agosto de 2019.

Com dados: G1

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias