Segunda, 27 de Junho de 2022
12°

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Economia Indústria de Moda

Minas Gerais: Indústria da Moda é a segunda que mais emprega e influencia economia do estado

Além de fazer parte do seu dia a dia e da história do estado, a indústria da moda é também uma das que mais geram desenvolvimento e leva o nome de Minas para o mundo

14/04/2022 às 13h50 Atualizada em 15/04/2022 às 12h44
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

Não é exagero pensar na moda como um mundo à parte. Para além de escolher tecido, cortar moldes e costurar, o processo de confecção vai além do trivial e está presente desde o básico do dia a dia, até na geração de empregos e movimentação da economia em Minas Gerais.

A cadeia produtiva da moda em Minas Gerais está na indústria têxtil, no vestuário, nos calçados e bolsas, nas jóias e bijuterias. Uma indústria que movimenta a economia do estado muito além do brilho e glamour. De acordo com dados divulgados pela FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais) a cadeia produtiva do setor emprega mais de 121 mil trabalhadores na indústria, sendo a segunda que mais absorve mão-de-obra no estado. São 8,7 mil empresas que empregam mais de 10% do total de trabalhadores na indústria mineira.

Por trás de cada lançamento, desfile ou marca famosa, existe toda uma cadeia produtiva que nasce lá no homem do campo que cultiva o algodão, ou curte o couro natural, que faz a roupa e os calçados, ou das mineradoras que extraem os metais utilizados na produção das bijuterias ou de simples zíperes, botões e rebites, até chegar ao seu guarda-roupas. 

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

História de Minas é costurada pela Indústria da Moda

Hoje, o Brasil é referência mundial em design de vários segmentos de moda. A moda cria linguagens, muda comportamentos e altera a mais básica expressão de uma sociedade, que é a maneira de vestir, sem perder a sua forte influência também na história econômica e cultural.

É impossível pensar em algum momento do dia em que a Indústria da Moda de Minas Gerais e seus afluentes não estejam presentes. Acordou? Ela tá na roupa de cama e tá no pijama. Vai para o banho? A toalha tá ali também. Vai se arrumar para sair ou trabalhar? Pega a roupa, o calçado, os acessórios e a bolsa. Até na hora de almoçar, a toalha de mesa e o guardanapo de pano estão lá. 

Em Minas, a indústria da moda se confunde com a sua própria trajetória de desenvolvimento econômico, industrial e de identidade de um estado reconhecido internacionalmente pela criatividade de sua gente e pela qualidade do que produz.

Desde o início dos anos de 1.900, quando a indústria têxtil ganhou força no estado, com mão de obra de qualidade, boa fibra e a credibilidade do mercado, a ligação de Minas com a moda vem se consolidando cada dia mais e ocupando seu espaço no Brasil e no mundo.

Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios, Calçados, Artefatos Têxteis, Tecelagem, Artigos de Malharia e Tricotagem, Acabamentos em Fios e Artefatos Têxteis, Partes para Calçados, Artigos para Viagem e de Artefatos Diversos de Couro, Preparação e Fiação de Fibras Têxteis, Curtimento e Preparações de Couro, Artigos de Joalheria, Bijuteria e Semelhantes, e Tecidos de Malha são os setores que compõem a cadeia produtiva da indústria da moda em Minas Gerais.

Minas Trend Primavera/Verão 2020. Foto: Divulgação / FIEMG

Minas Trend: o território fértil do setor que impulsiona negócios

Para se ter uma ideia da força desse mercado no estado, Minas Gerais é responsável por promover o maior salão de negócios da América Latina, o Minas Trend, evento consolidado como um dos mais importantes do calendário da moda no Brasil.

O Minas Trend é a principal plataforma de geração de negócios do setor da moda na América Latina, e, em 25 edições já realizadas, o evento reúne compradores, expositores e formadores de opinião do Brasil e do mundo. Neste ano, o Minas Trend será realizado nos dias 19 a 21 de abril, em Belo Horizonte, e receberá cerca de 90 marcas de vários estados do país.

Segundo a FIEMG, o Minas Trend não se limita a promover negócios, ele é uma oportunidade para que as marcas se profissionalizem e se tornem mais sólidas. 

Com informações: FIEMG

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias