Quarta, 25 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Celebrações

Tiradentes: Prefeitura inicia celebração aos 230 anos da morte do Alferes Tiradentes

A Cerimônia Cívica, que contou com o deputado federal Dr. Frederico, aconteceu no Largo do Sol, abriu a programação especial das celebrações de morte do Patrono da Nação Brasileira

22/04/2022 às 11h51 Atualizada em 22/04/2022 às 13h12
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Na imagem, o deputado Federal Frederico Escaleira entre o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa e o vice, Reinaldo. Foto: Reprodução / Redes Sociais
Na imagem, o deputado Federal Frederico Escaleira entre o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa e o vice, Reinaldo. Foto: Reprodução / Redes Sociais

Ontem (21), a Prefeitura Municipal de Tiradentes celebrou os 230 anos de morte do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e também o bicentenário da Independência do Brasil. Durante a manhã, o prefeito Nilzio Barbosa (MDB) participou da Cerimônia Cívica, que aconteceu no Largo do Sol, que abriu a programação especial das celebrações dos 230 anos de morte do Patrono da Nação Brasileira. O evento contou com a participação do deputado federal Dr. Frederico (Patriota).

O Município, que leva o nome do homem considerado herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira, celebra com orgulho sua história e honra seu nome, entre 19/04 e 07/05, na Semana da Inconfidência 2022 e Bicentenário da Independência do Brasil. Serão diversas ações, shows, espetáculos e festivais, e a programação pode ser conferida na página da prefeitura no Facebook

A data faz referência ao dia de sua morte, quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Desta forma, Tiradentes, como o alferes ficou conhecido, vem sendo considerado o Patrono da Nação Brasileira. A prefeitura, inclusive, citou o herói nacional: "Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la”.

A cerimônia cívica que aconteceu no Largo do Sol contou com a presença de várias autoridades políticas e militares, como o Deputado Federal Frederico Escaleira (Patriota). “Agradeço ao Prefeito Nilzio Barbosa e ao Vice-Prefeito, Reinaldo, pelo convite que muito me honrou. Foi uma alegria encontrá-los junto de outras autoridades da região”.

“Foi uma belíssima cerimônia, abrilhantada pela presença das crianças, professoras e professores das escolas e creches municipais, das Bandas Ramalho e da 13ª Região de Polícia Militar, além do Grupo Teatro Entre & Vista. O evento mostrou que o legado de Tiradentes permanece vivo no coração dos mineiros. A defesa da liberdade não pode morrer jamais!”, completou o deputado.

Estiveram presentes também a população de Tiradentes, além do Prefeito de Madre de Deus de Minas, Osmar de Oliveira (DEM), o Prefeito de Resende Costa, Lucas Paulo (PSDB), o Desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, entre outros. 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias