Quarta, 25 de Maio de 2022
13°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Educação Alfabetização

São João del-Rei: Projeto da UFSJ abre inscrições para aulas de alfabetização para idosos

As aulas são gratuitas no Campus Dom Bosco e as inscrições podem ser feitas no local

22/04/2022 às 12h28
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

O Grupo de Alfabetização de Pessoas Idosas, projeto extensionista da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ),  está com inscrições abertas para pessoas adultas e idosas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever. As aulas são gratuitas no Campus Dom Bosco e as inscrições podem ser feitas no local.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 17:30 às 19 horas , na sala Paulo Freire, número 1.47, no CDB e todo o material utilizado em aula é oferecido pelo programa. Vale lembrar que o projeto é contínuo e recebe alunos a qualquer momento do ano. 

O grupo iniciou suas atividades em 2017 como projeto, e atualmente como parte do programa de extensão intitulado “Alfabetização e Letramento de Pessoas Idosas”. O intuito do programa é alcançar a parcela da população, que é crescente no país e que ainda não teve oportunidade de frequentar as salas de aula. 

Especificamente em São João del Rei, são mais de 10 mil idosos, e cerca de 8 mil que estão nessa faixa etária são analfabetos, aponta a coordenadora do programa e professora do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Deced), Mônica de Ávila Todaro. 

É importante ressaltar que a alfabetização promove transformações significativas na vida dos idosos, tornando-os capazes de participar mais ativamente na sociedade com uma visão crítica da realidade, além de ampliar sua sociabilidade e fortalecer relações de amizade.

Para mais informações sobre o projeto e as inscrições, nos telefones: (32) 98453-8757 ou (31) 99457-1475.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias