Quarta, 25 de Maio de 2022
13°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Turismo Mapa do Turismo

Minas Gerais: Cinco cidades da região se mantém na categoria 'B' do Mapa do Turismo Brasileiro

Ao todo, 68 cidades aparecem no novo mapa, que avalia as localidades conforme a infraestrutura e investimento no setor

22/04/2022 às 15h24 Atualizada em 22/04/2022 às 16h09
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

Os municípios de Juiz de Fora, São João del Rei, Barbacena, Tiradentes e Muriaé permanecem na categoria "B" do Mapa do Turismo Brasileiro, estudo coordenado pelo Ministério do Turismo, divulgado nesta semana. Ao todo, 68 cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes aparecem no novo mapa, que avalia os municípios conforme a infraestrutura e investimento no setor. 

Algumas localidades das regiões, como Cataguases, Leopoldina, São João Nepomuceno e Ubá, aparecem na categoria "C".  Em Minas, são 567 cidades cadastradas, sendo o estado brasileiro com o maior número de localidades validadas e que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro.

Em Minas Gerais, somente Poços de Caldas, Uberlândia e a capital Belo Horizonte estão na Categoria "A" do mapa nacional. No estudo, constam 2.542 municípios brasileiros que possuem alguma atividade turística ou meios de hospedagem.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo, e esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

As regiões turísticas da Zona da Mata e Campo das Vertentes classificadas no Mapa do Turismo são: a Trilha dos Inconfidentes, o Caminho Novo, a Serra do Brigadeiro, Serras e Cachoeiras, Nascente do Rio Doce, Serras e Cachoeiras, Caminhos Verdes de Minas, Pico da Bandeira e Serras de Ibitipoca.

Como participar do Mapa do Turismo

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Com informações: G1

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias