Na manhã desta segunda-feira (25), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou uma operação para investigar um morador de São João del-Rei suspeito de vazar dados de clientes do Banco Pan. O suspeito de integrar quadrilha de hackers foi localizado e encaminhado para a delegacia, onde prestou esclarecimento sobre os fatos.
De acordo com o Delegado Regional de São João del-Rei, Dr. Luiz Carlos Ferreira Pires, com as devidas autorizações judiciais, os policiais também apreenderam vários equipamentos de informática, que seguirão com a equipe do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (Deic/SP) para a devida análise de conteúdo criminal.
O suspeito pedia o resgate dos dados em troca de uma quantia em bitcoins (criptomoeda livre e descentralizada, um dinheiro eletrônico para transações financeiras). O Banco Pan já confirmou que houve a invasão de uma das bases de dados da instituição e que informações de clientes, como o limite disponível e o saldo devedor, foram vazados.
Segundo o Banco Pan, nenhum dado como senha, número de cartão, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou qualquer tipo de dado que ameace o cliente ou o banco foi vazado. A perícia do Deic/SP ainda não apresentou nenhum laudo preliminar sobre a perícia.
A operação contou com a participação de policiais paulistas - delegado, escrivão e investigadores - e com o apoio de 16 investigadores lotados na Delegacia Regional de Polícia em São João del-Rei.
ERRATA: Havíamos informado no título da matéria que o suspeito havia sido preso, porém o autor - considerado suspeito pela Polícia Civil de São Paulo e de Minas Gerais - apenas foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos. Pedimos desculpas pelo equívoco e corrigimos a chamada.
Faça parte e ajude o Mais Vertentes
Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?
Ajude aqui o Mais Vertentes!
Mín. 12° Máx. 22°