Google Adsense Topo
Covid-19 em SJDR

Após decreto do Governo do Estado, SJDR também anuncia estado de calamidade na saúde

Prefeito ainda atacou os prefeitos das cidades vizinhas e suas iniciativas de prevenção do contágio ao coronavírus os chamando de "demagogos e oportunistas".

23/03/2020 11h51Atualizado há 2 semanas
Por: Adriano Vianini
225
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura de São João publicou no último sábado (21), um decreto emergencial que dispõe diversas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, como suspensão das aulas da rede municipal, mudanças no transporte público, no atendimento da Administração Público e cancelamento de celebrações da Semana Santa. 

O decreto, de número 113, foi publicado no Diário Oficial "Minas Gerais" na sexta-feira (13). A maioria dos municípios do Campo das Vertentes já haviam decretado o fechamento dos estabelecimentos e até de divisas e, sob pressão, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei também decretou situação de emergência no município.

Em vídeo compartilhado na internet, o prefeito, Nivaldo Andrade (PSL), extremamente irritado, atacou os prefeitos das cidades vizinhas e suas iniciativas de prevenção do contágio ao coronavírus os chamando de "demagogos e oportunistas". Assista!

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 13 casos suspeitos da Covid-19 são investigados. A Secretaria Municipal de Saúde do município já descartou seis e sete continuam em investigação. 

O texto assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) entra em vigor nesta data e vigora enquanto perdurar o estado de emergência causado pelo Covid-19.O prefeito Nivaldo Andrade (PSL) criou também o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, que tem a participação de diversas órgãos e que emitirá diariamente um boletim sobre a situação do município. 

Veja abaixo as mudanças

Educação

As escolas municipais entram em recesso até dia 31 de março, que pode ser prorrogado. Foi emitida uma recomendação para as escolas particulares adotarem a mesma medida. 
A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) suspendeu desde quarta-feira (18) as atividades acadêmicas por tempo indeterminado. 

Transporte 

Os serviços de transporte urbano, como ônibus e vans, deverão funcionar somente com a capacidade de passageiros sentados e com as janelas abertas. Para os mototaxistas, é recomendado a higienização dos equipamentos com álcool 70%. 

 

Câmara Municipal
A Câmara dos Vereadores suspendeu o expediente até 31 de março, inclusive a audiência pública do dia 26 de março, no plenário do legislativo, para discutir as despesas de 2021, como parte da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município. 

Semana Santa

A Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, responsável pela realização da Festa dos Passos e da Semana Santa, cancelou a Procissão do Encontro do último domingo (22) e as solenidades da Semana Santa. 
As maiores atrações, como a Procissão de Domingo de Ramos, em 5 de abril, o Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro, marcados para a Sexta-Feira da Paixão, 10 de abril, também foram canceladas. 

Saúde

As 37 unidades de Saúde do município, sede e distritos, estão funcionando normalmente como a ESF (Estratégia de Saúde da Família), a UBS (Unidade Básica de Saúde), policlínica central, núcleo materno-infantil e farmácias municipais. 

 

Administração Pública

Alguns setores da Prefeitura Municipal de São João del-Rei estarão trabalhando, mas sem atendimento ao público e/ou plantão, tais como Assistência Social e Finanças. 

 

Comércio, bares e restaurantes

Por determinação do Governo Estadual e, agora da Prefeitura Municipal, o comércio, bares e restaurantes deverão ser fechados à partir desta segunda-feira (23), sob fiscalização. Exceto àqueles de necessidades básicas tais como mercados, supermercados, farmácias, açougues e peixarias, postos de gasolina e autorizados.

 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João del ReiSão João del Rei - MG Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 06h35
11°
Poucas nuvens Máxima: 22° - Mínima: 11°
11°

Sensação

16.6 km/h

Vento

96.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas