Quarta, 25 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Educação Universidade Federal

Minas Gerais: Universidades Federais da região estão entre as 30 melhores do Brasil

A informação é do ranking Center for World University Rankings (CWUR) – Centro de Rankings Universitários Mundiais, que avaliou mais de 19 mil instituições ao redor do globo.

27/04/2022 às 13h28
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

As universidades federais de Viçosa (UFV), Juiz de Fora (UFJF) e São João del Rei (UFSJ) estão entre as 30 melhores instituições de ensino superior do país. A informação é do ranking Center for World University Rankings (CWUR) – Centro de Rankings Universitários Mundiais, que avaliou mais de 19 mil instituições ao redor do globo.

A CWUR é uma organização internacional que publica rankings universitários globais confiáveis, conhecidos pela objetividade, transparência e consistência, que são confiáveis ​​por estudantes, acadêmicos, administradores universitários e governos de todo o mundo.

O ranking CWUR considera 4 critérios para avaliação: Qualidade do ensino; Empregabilidade de egressos; Qualidade do corpo docente e  Performance em pesquisa.

No Ranking nacional, a UFV, que ocupa o 919º lugar no ranking mundial, aparece no 16º lugar. Além disso, a instituição apresentou uma pontuação geral de 70,7.

Já a UFJF, que também está entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo, ocupa a 995º posição no ranking mundial e está classificada como a 23ª instituição melhor avaliada no Brasil e apresentou uma pontuação geral de 70,3, mantida nos 3 últimos anos.

Já a UFSJ, aparece em 1.156º lugar no ranking mundial, enquanto no ranking nacional a instituição ocupa o 28º lugar. Além disso, a instituição apresentou uma pontuação geral de 69,3.

Melhores do Brasil

De todas as universidades brasileiras avaliadas na pesquisa, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor colocada, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No ranking mundial, as instituições ficaram em 103º, 346º e 361º, respectivamente.

Confira abaixo o ranking estadual:

Com informações: G1

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias