Quarta, 25 de Maio de 2022
13°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cultura Mostra de Cinema

Tiradentes: Para além do Cinema, Sesc Minas enriquece a programação presencial na 25ª Mostra de Cinema

Parceria com o Sesc apresenta shows, intervenções, espetáculos teatrais e animação cultural para público de todas as idades

27/04/2022 às 14h03
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Sesc em Minas
Foto: Divulgação / Sesc em Minas

Depois da realização online da etapa cinematográfica da 25ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro, o Sesc em Minas apresenta a programação complementar da Mostra, com diversas atrações presenciais na cidade histórica, ao longo da última semana de abril. 

Por meio da parceria com a Universo Produções, nesta quarta-feira (27/4), o Sesc em Minas apresenta o show da tradicional Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, às 19h, no Largo das Fôrras. O grupo está em atividade desde o século XIX e representa a história musical da antiga Vila de São José do Rio das Mortes, que passou a se chamar Tiradentes.

No dia 28, no mesmo local, a tarde terá a apresentação da dupla circense Risoto e Mulambo, às 15h, com o número La Ursa. Mais tarde, às 19h, é a vez da exibição da videoarte “A menina com um buraco na mão'', de Alice Cruz e Sergio Kauffmann. A produção audiovisual conta a história de uma menina em busca de respostas sobre a sua existência na ancestralidade.

Na sexta-feira (29), “A menina com um buraco na mão'' volta a ser exibida, desta vez às 20h30. Antes disso, às 15h, o teatro de rua, montado no Largo das Fôrras recebe a apresentação “Showzaças", protagonizado pelas atrizes Maria Tereza Costa e Janaina Morse. Em cena elas representam as palhaças Tecla e Brisa, numa história leve e divertida. 

Foto: Divulgação / Sesc em Minas

Ainda na sexta, às 17h, o público poderá acompanhar a intervenção artística Parquear Bando, com Margô Assis, Thembi Rosa e convidados. Realizada desde 2015 pelo Dança Multiplex em diversas cidades e festivais no Brasil e no exterior, a proposta busca experimentar a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição de coreografia.

No sábado (30), às 10h30, é a vez da palhaçaria ganhar destaque com números do Palhaço Maizena, com participação da Turma do Pipoca, do Grupo Entre & Vista. Eles abrem espaço para o cantor e compositor mineiro Rubinho do Vale, com o show “Ser Criança”, marcado para às 11h, também no Largo das Fôrras. 

No repertório, apresentado com voz e violão, Rubinho do Vale traz músicas que incentivam bons pensamentos, solidariedade, cidadania e respeito ao próximo, de forma bastante lúdica. 

No mesmo dia ainda haverá o Cortejo da Arte, que sai às 15h30 da Igreja do Rosário, na Rua Direita, até o Largo das Fôrras, com os grupos Banda Ramalho e a Folia de Reis de São João del-Rei; Palhaço Maizena e os personagens da Turma do Pipoca; Spasso Escola Popular de Circo – Tiradentes; Grupo Artes Nomades com o Trabalho de Marionetes Gigantes Mineiras; e Tizumba e o som do Tambor Mineiro.

A programação continua às 17h, com a Invasão de Palhaços, do Grupo Trampulim, e mais apresentações do Palhaço Maizena e os personagens da Turma do Pipoca.

No domingo (1º de maio), ainda será possível conferir o espetáculo “Aquarela, um show cênico do Grupo Maria Cutia”, da companhia belo-horizontina Maria Cutia. A peça mistura dança, música e poesia numa única narrativa e será apresentada às 11h, no Largo das Fôrras. Às 16h, será a vez da apresentação do espetáculo Trinca Matraca, do grupo Teatro & Cidade.

Por fim, para o encerramento da ação presencial da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, teremos a intervenção artística “Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma serenata”, do grupo Teatro Público, às 21h30, saindo do Cine-Praça com um grupo de velhos mascarados que oferecem suas canções antigas nas casas por onde passam, em mais uma conexão com a tradição artística local. 

Foto: Divulgação / Sesc em Minas

Programação ampla

A etapa presencial da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes ainda inclui Sessões de Cinema, Mostrinha, Exposição, Rodas de Conversa, Performance, Lançamento de Livro, Oficinas, Videoarte e Ações Interativas da Rádio CBMM. 

Nesse período, serão exibidos 17 filmes brasileiros, incluindo 5 longas e 12 curtas-metragens, divididos em 8 sessões, duas delas direcionadas ao público infanto-juvenil – a Mostrinha – que contará com a presença dos personagens da Turma do Pipoca. 

A curadoria desenhou uma programação para agradar um público amplo. Em uma ação inédita na Mostra, as sessões de longas-metragens apresentam um quarteto de comédias brasileiras, gênero com forte apelo popular e pouco representado em eventos audiovisuais nacionais.

Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no site www.mostratiradentes.com.br 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias