No último sábado (07) foi lançado em Muriaé o livro do escritor Oswaldo Carvalho sobre a vida e obra do ator Domingos Montagner. O lançamento aconteceu na Biblioteca Municipal em uma parceria entre a Fundação de Cultura e Artes (Fundarte) e a Prefeitura de Muriaé.
O livro "Domingos Montagner – O espetáculo não para" é o primeiro livro do autor nascido em Muriaé em 1976. A obra foi escrita a partir de uma vasta pesquisa documental e muitas horas de depoimentos concedidos exclusivamente para o projeto.
O livro é uma biografia com linguagem de romance, com todas as reviravoltas de uma boa trama. A história de Domingos é narrada em tom íntimo, desde a sua infância, passando pelas primeiras apresentações circenses nas ruas de São Paulo, até o sucesso arrebatador nas novelas da TV Globo.
A obra reúne fotografias do acervo pessoal do ator, além de um acervo iconográfico que conta em imagens um capítulo importante da história das artes cênicas no Brasil. A partir de informações raras e exclusivas, o autor narra a vida e a obra de um importante artista brasileiro e capta as transformações pelas quais o universo circense passou ao longo das últimas décadas.
Com o apoio da família, o autor entrevistou mais de 80 familiares, amigos e parceiros de todas as fases da carreira de Domingos. Tiveram depoimentos de artistas circenses como Hugo Possolo e Carla Candiotto, e grandes diretores de teatro como Cacá Rosset e Neyde Veneziano. Os atores de TV conhecidos do público como Lília Cabral, Camila Pitanga, Luis Gustavo, Cauã Reymond, entre outros, também participaram desse processo.
O ator faleceu em 15 de setembro de 2016 por afogamento, no Rio São Francisco, no estado de Sergipe, no intervalo de uma de suas gravações da novela das nove Velho Chico, da TV Globo.
O autor da obra é o jornalista mineiro Oswaldo Carvalho, que estudou Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) e fez mestrado em Sociologia da Cultura na Universidade de Paris. Carvalho atuou durante 13 anos no Ministério da Cultura do Brasil, onde ocupou, entre outros, os cargos de coordenador de comunicação e gerente de publicações da Funarte.
Com informações: G1
Faça parte e ajude o Mais Vertentes
Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?
Ajude aqui o Mais Vertentes!
Mín. 12° Máx. 22°