Quarta, 25 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cultura Literatura

Minas Gerais: Escritor mineiro lança livro sobre a vida do ator Domingos Montagner

O lançamento foi na Biblioteca Municipal de Muriaé. A obra é a primeira do autor e foi escrita a partir de uma vasta pesquisa documental e muitas horas de depoimentos concedidos exclusivamente para o projeto

09/05/2022 às 13h42 Atualizada em 09/05/2022 às 14h00
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Na foto, o ator Domingos Montagner. Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Na foto, o ator Domingos Montagner. Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

No último sábado (07) foi lançado em Muriaé o livro do escritor Oswaldo Carvalho sobre a vida e obra do ator Domingos Montagner. O lançamento aconteceu na Biblioteca Municipal em uma parceria entre a Fundação de Cultura e Artes (Fundarte) e a Prefeitura de Muriaé.

O livro "Domingos Montagner – O espetáculo não para" é o primeiro livro do autor nascido em Muriaé em 1976. A obra foi escrita a partir de uma vasta pesquisa documental e muitas horas de depoimentos concedidos exclusivamente para o projeto.

Capa do livro. Foto: Divulgação

O livro é uma biografia com linguagem de romance, com todas as reviravoltas de uma boa trama. A história de Domingos é narrada em tom íntimo, desde a sua infância, passando pelas primeiras apresentações circenses nas ruas de São Paulo, até o sucesso arrebatador nas novelas da TV Globo.

A obra reúne fotografias do acervo pessoal do ator, além de um acervo iconográfico que conta em imagens um capítulo importante da história das artes cênicas no Brasil. A partir de informações raras e exclusivas, o autor narra a vida e a obra de um importante artista brasileiro e capta as transformações pelas quais o universo circense passou ao longo das últimas décadas.

Com o apoio da família, o autor entrevistou mais de 80 familiares, amigos e parceiros de todas as fases da carreira de Domingos. Tiveram depoimentos de artistas circenses como Hugo Possolo e Carla Candiotto, e grandes diretores de teatro como Cacá Rosset e Neyde Veneziano. Os atores de TV conhecidos do público como Lília Cabral, Camila Pitanga, Luis Gustavo, Cauã Reymond, entre outros, também participaram desse processo.

O ator faleceu em 15 de setembro de 2016 por afogamento, no Rio São Francisco, no estado de Sergipe, no intervalo de uma de suas gravações da novela das nove Velho Chico, da TV Globo.

Na foto, o jornalista mineiro Oswaldo Carvalho, segurando o livro sobre Domingos Montagner. Foto: Reprodução / G1

O autor da obra é o jornalista mineiro Oswaldo Carvalho, que estudou Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) e fez mestrado em Sociologia da Cultura na Universidade de Paris. Carvalho atuou durante 13 anos no Ministério da Cultura do Brasil, onde ocupou, entre outros, os cargos de coordenador de comunicação e gerente de publicações da Funarte.

Com informações: G1

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias