Na última sexta-feira (06), a Prefeitura de São João del-Rei inaugurou, simbolicamente, dois novos postos de saúde nos bairros Tijuco, próximo aos residenciais Risoleta Neves I e II, e Fábricas, na subida ao Parque de Exposições. O grande evento contou com as presenças do deputado federal Aécio Neves (PSDB), o prefeito e diversos vereadores. Contudo, a previsão de funcionamento, segundo a Prefeitura, é de 30 dias para que médicos, enfermeiros e agentes de saúde iniciem atendimentos em ambas as unidades.
As inaugurações das unidades foram simbólicas e para "inglês ver" em ano eleitoral. Mas o prefeito Nivaldo Andrade (PSL), prometeu que os postos estarão ativos em um mês. “Já licitamos e estamos fazendo uma complementação do concurso que foi feito, para fazermos um chamamento público dos funcionários que vão trabalhar aqui. Mas vou colocar data para inaugurarmos com médicos. Será dentro de 30 dias. Não pode demorar mais”, garantiu o prefeito.
Durante a inauguração, o vereador Edmar da Farmácia (PSDB) ressaltou que "a Prefeitura está inaugurando é a obra e não os postos de saúde". Ele falou da importância das contratações de profissionais e não só a transferência de agentes de outras unidades. "Que seja feita a chamada do concurso público e processo seletivo dos agentes de saúde o mais rápido possível". O vereador também pediu ao deputado federal, Aécio Neves, as reformas e melhorias dos postos de saúde do bairro São Geraldo, Distrito Miguel do Cajuru e São Gonçalo do Amarante.
A expectativa da Prefeitura é que, quando passar a funcionar, os postos atendam cerca de 5 mil pessoas.
Parcerias
Durante a solenidade, ocorrida na Praça de Matosinhos, o secretário municipal de Saúde, Renê Marcos, afirmou que a pasta está em contato com as instituições de ensino superior de São João del-Rei para fechar parcerias. Segundo Renê, a ideia é que os alunos das áreas médicas e ciências possam atuar nos postos.
“Nós temos duas faculdades de medicina: o UNIPTAN e a UFSJ. Estamos estreitando os laços a fim de aumentar os atendimentos para as nossas comunidades. As nossas conversas são cada vez melhores. Já estamos conversando com a psicologia, fisioterapia, odontologia e medicina, que é um dos pontos mais importantes para o nosso atendimento”, confirmou o secretário de Saúde.
Inativo por mais um mês
Renê Marcos explicou, ainda, que está acelerando o processo de contratação dos funcionários das unidades para que os atendimentos comecem em menos de um mês. Vale lembrar que os agentes de saúde efetivados vão realizar atendimentos porta a porta nos bairros contemplados.
“Estamos em processo de elaboração do processo seletivo público. Porém, existem algumas questões jurídicas. Precisamos de 45 a 60 agentes. Não somente para essas duas unidades. Mas para outras que também estão com falta de profissionais”, esclareceu o secretário.
Com informações: Emboabas
Faça parte e ajude o Mais Vertentes
Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?
Ajude aqui o Mais Vertentes!
Mín. 12° Máx. 22°