Quarta, 25 de Maio de 2022
13°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cultura Orquestra

Vertentes: Em comemoração aos 10 anos, Academia Jovem Concertante se apresenta no próximo final de semana em São João del-Rei e Tiradentes

Cidades do Campo das Vertentes recebem academia itinerante de música clássica com ingressos a preços populares

11/05/2022 às 12h27 Atualizada em 11/05/2022 às 12h31
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Divulgação / AJC
Foto: Divulgação / AJC

No próximo final de semana, 21 e 22 de maio, às cidades de São João del-Rei e Tiradentes serão contempladas com apresentações da  Academia Jovem Concertante, com preços populares. No dia 21 de maio, sábado, a apresentação será no Teatro Municipal de São João del-Rei e no dia 22 de maio, a AJC estará no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes. 

As apresentações da Academia Jovem Concertante, na região Sudeste, são em comemoração aos seus 10 anos de trabalho de incentivo a jovens músicos de todo o Brasil. Com idealização e direção da pianista Simone Leitão, a AJC Sudeste apresenta 35 jovens sob a regência da maestrina grega, Zoe Zeniodi.

"Estou muito honrada e animada por fazer parte do aniversário de 10 anos da Academia Jovem Concertante. Durante meu tempo de trabalho com orquestras juvenis, ensinei e aprendi com centenas de jovens músicos. É sempre uma revelação. Trabalhar com jovens cheios de energia, cheios de paixão e dedicação, abertos a aprender e experimentar coisas novas, que têm fortes habilidades e musicalidade e ao mesmo tempo estão prontos para experimentar e cheios de novas ideias, é um dos maiores presentes”, contou Zeniodi.

Para a maestrina, “nossa parte no mundo é torná-lo melhor e criar mais espaço para as artes e a cultura, pois essa é uma das principais formas de desenvolver nossa civilização e nossa espécie.”

A maestrina grega é uma artista multifacetada, membro do Art Institute of Women Condutors no Dallas Opera desde 2016, já se apresentou em locais como o Carnegie Hall e foi a primeira mulher a dirigir ópera e balé na Florida Grand Opera. 

A pianista Simone Leitão comemora: “São dez anos e a Academia segue a sua missão de transformar, qualificar e dar oportunidade para jovens que já estão comprometidos com a música clássica. Trazer esse resultado para mais público. Nesse período percorremos muitos Estados, fizemos dezenove etapas, essa está sendo a vigésima etapa e estou muito feliz e grata, pois após tantas dificuldades nos últimos anos estaremos juntos.” 

Foto: Divulgação / AJC

Sobre a Academia Jovem Concertante

Criada em 2012, a Academia Jovem Concertante, que é a primeira orquestra academia itinerante do Brasil, foi idealizada para que o repertório sinfônico de uma orquestra estivesse presente em regiões do país ainda carentes dessa experiência e para que jovens músicos participem de práticas musicais sob a orientação de grandes músicos clássicos nacionais e internacionais. 

As inscrições para fazer parte da orquestra são feitas online e abertas para todo o país, este ano foram selecionados 35 jovens músicos. Simone Leitão, pianista mineira e criadora do projeto, convidou para a comemoração desses 10 anos a maestra Zoe Zeniodi e a spalla Sarah Nojosa.

A Academia Jovem Concertante foi aclamada por críticos e organizações do Brasil e do mundo pelo compromisso com a alta performance, qualificação e orientação de jovens talentos. Nesses 10 anos de trabalho foram 17 Estados percorridos, 800 jovens músicos bolsistas, cerca de 200 concertos realizados e mais de 50 cidades diferentes em todo o país. 

Esta edição, acontece através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, conta com os patrocínios do Itaú e da Enauta, com realização da Agência Olga. 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias