Quarta, 25 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Saúde Tudo parado!

São João del-Rei: Após cinco meses do concurso, serviços de saúde seguem parados por falta de funcionários

Dois meses após anunciar médicos e pediatras, Prefeitura de São João del-Rei ainda não contratou profissionais e população segue desassistido e sem atendimento 24 horas

11/05/2022 às 14h35 Atualizada em 11/05/2022 às 19h57
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Internet / Reprodução
Foto: Internet / Reprodução

Na última semana, a Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou dois novos postos de Unidade Básica de Saúde, nos bairros Fábricas e Tijuco, e que, conforme divulgado pelo Mais Vertentes, permanecem fechados por falta de funcionários

Contudo, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei emitiu o Decreto nº 9720, que homologou o Concurso Público Municipal, em 03 de janeiro de 2022. Com essa ação, o Executivo está autorizado a realização da convocatória que deveria preencher as 328 vagas disponibilizadas, incluindo especialistas da área da saúde, para os cargos aprovados em outubro de 2021.

Passaram cinco meses desde a homologação do concurso público e as demandas da população seguem as mesmas, pois ainda persiste a falta de médicos e outros profissionais da saúde na UPA, para o Plantão Pediátrico, e nos postos, que foram inaugurados de forma simbólica, nem enfermeiros e nem auxiliares administrativos. Além disso, muitas pessoas que passaram no concurso público ainda aguardam, ansiosamente, pela convocação.

Em março deste ano, o secretário Renê Marcos, em entrevista ao Mais Vertentes, anunciou o projeto de criação de um plantão de atendimento pediátrico 24hs na UPA, e afirmou que abriria, ainda naquele mês, o edital para a busca do profissional que atuaria na Unidade. Ainda segundo o Secretário, o plantão pediátrico 24hs já começaria a funcionar em abril.

Já se passaram dois meses e a população de São João del-Rei continua reclamando, com razão, da falta de profissionais em unidades de saúde (UPA e UBS), e que muitos concursados ainda não foram chamados. 

Durante a inauguração simbólica dos postos de saúde, que contou com a presença do deputado federal, Aécio Neves (PSDB), prefeito e diversos vereadores, foi anunciado pelo executivo, Nivaldo de Andrade (PSL), que "quando a UBS   funcionar atenderá cerca de 5 mil pessoas", e ainda prometeu que os postos estarão ativos em um mês. 

“Já licitamos e estamos fazendo uma complementação do concurso que foi feito, para fazermos um chamamento público dos funcionários que vão trabalhar aqui. Mas vou colocar data para inaugurarmos com médicos. Será dentro de 30 dias. Não pode demorar mais”, garantiu o prefeito.

O secretário de Saúde, Renê Marcos, também prometeu acelerar os processos para a contratação dos funcionários das Unidades Básicas de Saúde, para que os atendimentos comecem em menos de um mês. “Estamos em processo de elaboração do processo seletivo público. Porém, existem algumas questões jurídicas. Precisamos de 45 a 60 agentes. Não somente para essas duas unidades. Mas para outras que também estão com falta de profissionais”, esclareceu o secretário.

Lembrando que este concurso tem validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação. O mesmo pode ser prorrogado por igual período, a critério da cidade. Enquanto isso, profissionais que passaram no concurso aguardam pela convocação, cargos essenciais na área de saúde continuam sem profissionais e a população desassistida.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias