Entre os dias 23 e 31 de julho, as cidades de São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas, serão sedes do 33º Inverno Cultural da UFSJ. A edição de 2022 terá como “pano de fundo” o álbum “Planeta Fome”, da cantora Elza Soares. O disco, que foi lançado há três anos pela cantora, será o norteador das discussões e atividades do evento cultural.
Para o coordenador geral do evento, e pró-reitor de Extensão da UFSJ, professor Francisco Brinati, Planeta Fome “é um álbum que aborda temas muito oportunos como, por exemplo, o racismo, a homofobia, a violência contra a mulher e o negacionismo. Então decidimos homenagear Elza e trazer esses temas pro debate dentro do festival.”
Brinati afirma que o tema deste ano também traz uma reverência à vida e à obra de Elza “Deusa” Soares, como afirmam os organizadores, suscitando discussões interessantes no cenário da sociedade brasileira atual. Brinati espera que a situação da pandemia permita que o Inverno Cultural volte a ser presencial, “indo para as ruas”, permitindo um envolvimento mais pleno do público com o festival.
No último dia 18, terminou o prazo de inscrições de propostas por parte dos artistas que desejam se apresentar em eventos ou ministrar oficinas. “Agora, os coordenadores de cada área estão selecionando o que veio da comunidade, levando em conta também a adaptação da proposta ao tema proposto”, completa o coordenador geral.
Saiba mais sobre o Inverno Cultural em www.invernocultural.ufsj.edu.br.
Sobre o disco e a Deusa
Planeta Fome foi o último álbum da carreira de Elza Soares e o segundo com repertório totalmente inédito. Nele, a cantora carioca faz uma espécie de reatamento com a sua carreira artística, marcada pela denúncia daquilo que a atormentava na vida real.
O título do álbum remete a um episódio singular da vida da cantora e da história da MPB. Elza nasceu na Vila Vintém, um dos “bolsões de miséria” da periferia do Rio de Janeiro e resolveu participar do Programa de Calouros da Rádio Tupi, apresentado pelo compositor Ary Barroso.
Durante o concurso, soltou sua voz e, no meio da canção, o apresentador a interrompeu e perguntou: “De que planeta você veio minha filha?” Elza não titubeou e mandou de volta: “Do mesmo planeta que o senhor, o Planeta Fome”.
Ary Barroso então se virou para a platéia e afirmou como numa profecia: “Estamos aqui presenciando o nascimento de uma estrela.” Depois disso, ela abriu seus próprios caminhos e escolheu um repertório sem pudores. Elza Soares nos deixou no dia 20 de janeiro de 2022, aos 91 anos.
Ouça Planeta Fome AQUI !!!
Fonte: Ascom - UFSJ
Faça parte e ajude o Mais Vertentes
Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?
Ajude aqui o Mais Vertentes!
Mín. 12° Máx. 22°