Quarta, 25 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cultura Inverno Cultural

São João del-Rei: Elza Soares é a grande homenageada da 33ª edição do Inverno Cultural da UFSJ

Inverno Cultural 2022 terá como “pano de fundo” o disco Planeta Fome, lançado pela cantora, que trata de tema muito oportunos e que nortearam as discussões do evento

13/05/2022 às 13h04
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Redes Sociais (@elzasoaresoficial)
Foto: Reprodução / Redes Sociais (@elzasoaresoficial)

Entre os dias 23 e 31 de julho, as cidades de São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas, serão sedes do 33º Inverno Cultural da UFSJ. A edição de 2022 terá como “pano de fundo” o álbum “Planeta Fome”, da cantora Elza Soares. O disco, que foi lançado há três anos pela cantora, será o norteador das discussões e atividades do evento cultural.

Para o coordenador geral do evento, e pró-reitor de Extensão da UFSJ, professor Francisco Brinati, Planeta Fome “é um álbum que aborda temas muito oportunos como, por exemplo, o racismo, a homofobia, a violência contra a mulher e o negacionismo. Então decidimos homenagear Elza e trazer esses temas pro debate dentro do festival.”

Brinati afirma que o tema deste ano também traz uma reverência à vida e à obra de Elza “Deusa” Soares, como afirmam os organizadores, suscitando discussões interessantes no cenário da sociedade brasileira atual. Brinati espera que a situação da pandemia permita que o Inverno Cultural volte a ser presencial, “indo para as ruas”, permitindo um envolvimento mais pleno do público com o festival. 

No último dia 18, terminou o prazo de inscrições de propostas por parte dos artistas que desejam se apresentar em eventos ou ministrar oficinas. “Agora, os coordenadores de cada área estão selecionando o que veio da comunidade, levando em conta também a adaptação da proposta ao tema proposto”, completa o coordenador geral.

Saiba mais sobre o Inverno Cultural em www.invernocultural.ufsj.edu.br

Imagem: Divulgação / UFSJ

Sobre o disco e a Deusa

Planeta Fome foi o último álbum da carreira de Elza Soares e o segundo com repertório totalmente inédito. Nele, a cantora carioca faz uma espécie de reatamento com a sua carreira artística, marcada pela denúncia daquilo que a atormentava na vida real.

O título do álbum remete a um episódio singular da vida da cantora e da história da MPB. Elza nasceu na Vila Vintém, um dos “bolsões de miséria” da periferia do Rio de Janeiro e resolveu participar do Programa de Calouros da Rádio Tupi, apresentado pelo compositor Ary Barroso. 

Durante o concurso, soltou sua voz e, no meio da canção, o apresentador a interrompeu e perguntou: “De que planeta você veio minha filha?” Elza não titubeou e mandou de volta: “Do mesmo planeta que o senhor, o Planeta Fome”.

Ary Barroso então se virou para a platéia e afirmou como numa profecia: “Estamos aqui presenciando o nascimento de uma estrela.” Depois disso, ela abriu seus próprios caminhos e  escolheu um repertório sem pudores. Elza Soares nos deixou no dia 20 de janeiro de 2022, aos 91 anos. 

Ouça Planeta Fome AQUI !!!

Fonte: Ascom - UFSJ

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias