Google Adsense Topo
Covid-19

Estado vai montar hospital de campanha com 900 leitos no Expominas

Serão 800 leitos para casos leves e 100 de alta complexidade; governo verifica condições e vagas de leitos ociosos em Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e Barbacena.

24/03/2020 19h27Atualizado há 1 semana
Por: Adriano Vianini
165
Além do Expominas, unidades de saúde na capital e no interior estão sendo avaliados para o caso de necessidade de disponibilidade de leitos Foto: Pixabay
Além do Expominas, unidades de saúde na capital e no interior estão sendo avaliados para o caso de necessidade de disponibilidade de leitos Foto: Pixabay

O Expominas, no bairro Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, servirá de hospital de campanha para o aumento da quantidade de leitos no Estado. Trata-se de uma medida preventiva para o caso da necessidade de muitas internações em decorrência da pandemia de coronavírus.

"O Expominas está com suas atividades interrompidas, e temos lá hoje um ótimo galpão, um deles, de 18 mil m², piso em bom estado, climatizado, um pé-direito alto. Estaremos usando esse galpão para colocarmos ali um hospital com 800 leitos e outros 100 de alta complexidade naquele salão redondo, na parte anexa", explicou o governador Romeu Zema. A montagem da estrutura começa nesta quarta-feira (25). Os recursos serão disponibilizados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Além do Expominas, unidades de saúde na capital e no interior estão sendo avaliadas para o caso de necessidade de disponibilidade de leitos, como o Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte. No interior, a Polícia Militar, que dispõe de um quadro na área de saúde, ficou responsável por verificar as condições de alas vagas e leitos ociosos nas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis e Barbacena.

"Nossa intenção de aumentar o número de leitos visa os pacientes mais graves e indicação de terapia intensiva. Estamos procurando recrutar 1.700 leitos em todo o Estado com a capacidade de terapia intensiva. Além disso, como entendemos que pode ter uma demanda por leitos de menor complexidade estamos fazendo um senso de quais leitos poderiam ser usados. Todos os hospitais estão sendo contactados. Os hospitais com redução de leitos ou fechados são mais fáceis atender a demanda", destacou o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Eduardo Amaral.

São João del-Rei

O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade, falou nesta segunda-feira (23) sobre a construção de um hospital de campanha na cidade para atender as vítimas do coronavírus. Segundo ele, o hospital será montando no antigo Colégio Tiradentes e deverá ter 50 leitos. O prefeito informou também que o hospital campana deve construir de oito a dez dias, mas não informou de onde virá os recursos.

Já o advogado São-Joanense, Adailton Silva, também encaminhou para o Estado, no dia 18 de março, em caráter de urgência, um ofício para transformar a Expominas de São João del-Rei, ainda inacabada, em Hospital de Campanha. Segundo ele, "seria uma unidade pré-hospitalar para receber os prováveis casos de Coronavírus, realizando triagem, orientação, observação médica e de enfermagem com administração de medicamentos e todo suporte básico a nível ambulatorial. Os casos mais graves serão encaminhados para a UPA, Santa Casa de Misericórdia ou Hospital Nossa Senhora das Mercês", disse.

O ofício, segundo ele, foi encaminhado pelo advogado ao Fábio Silva, presidente do PSDB de São João del-Rei, para o Deputado Estadual Gustavo Valadares, Líder da Base do Governador, Romeu Zema, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João del ReiSão João del Rei - MG Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h31
24°
Poucas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 17°
24°

Sensação

2 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas