Segunda, 27 de Junho de 2022
12°

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Nossa Gente Nota de Falecimento

São João del-Rei: Cidade se despede de um dos precursores do Movimento Gay, Beto Oliveira

Roberto Mauro de Oliveira foi figura importante no surgimento e fortalecimento do movimento LGBTQIA+ de São João del-Rei. Seu corpo está sendo velado no Velório Resende Fábricas

24/05/2022 às 12h53 Atualizada em 24/05/2022 às 20h18
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Faleceu na manhã desta terça-feira (24), um dos precursores do Movimento Gay em São João del-Rei, Roberto Mauro de Oliveira, aos 47 anos. O velório está acontecendo na Funerária Resende, no bairro Fábricas até as 17hs. Não foram divulgadas informações sobre o sepultamento.

Em publicação nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a partida de Roberto Oliveira. “É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de Roberto Mauro de Oliveira, mais conhecido e amado por todos nós como Beto. Tio Beto foi um milagre em nossas vidas, foi um privilégio compartilhar momentos e histórias ao lado desse ser humano fantástico. Agora só nos restam as boas lembranças!”, postou o sobrinho de Beto, Lucas Rodrigues.

Beto Oliveira foi figura importante no surgimento e fortalecimento do movimento LGBTQIA+ de São João del-Rei nos anos de 1990. Segundo amigos próximos, Beto foi o precursor do Miss Gay Vertentes e da arte transformista na cidade.

De acordo com amigos, Beto fez parte do grupo de jovens que, reunidos na extinta pizzaria Candelabro, deram início ao que seria o movimento pioneiro de LGBTs na cidade, com encontros de discussão e descoberta da arte e da cultura LGBT. A partir deste momento, o grupo deu início aos primeiros passos da arte transformista em São João del-Rei. 

Imagem: Reprodução / Movimento LGBTI+ da Região das Vertentes

Beto Oliveira, ou Gina Lolo Brigida - seu nome artístico - foi um dos pioneiros nesse movimento, e logo o grupo saiu da pizzaria e migrou para shows esporádicos, que aconteciam na sede social do América  Futebol Clube. 

Em shows como “Star Dreams", Beto figurava entre o elenco dos shows que foram muito importantes  na valorização  da arte  LGBT. Os shows do “Star Dreams” atraiu os mais variados públicos, no início dos anos 2000, com famílias inteiras, homossexuais e héteros, que iam para aplaudir a beleza dos shows e dos figurinos. 

Belo Oliveira também fez parte dos primeiros concursos de Miss Gay do Campo das Vertentes, o Glamour Gay, e foi coroado em 2002.

O Mais Vertentes lamenta e se solidariza com familiares e amigos pela partida de Roberto Mauro de Oliveira.

Com informações: Movimento LGBTI+ da Região das Vertentes

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias