Na noite da última segunda-feira (23), o Centro Cultural UFSJ foi palco de um recital em homenagem ao músico, educador e compositor húngaro, Ian Guest. Além das canções, os participantes deixaram seus depoimentos acerca da marca que Ian deixou na vida de todos aqueles que o conheceram, no dia em que o músico estaria fazendo aniversário.
O evento reuniu alunos, professores, familiares e apreciadores da arte e legado do músico húngaro, e emocionou a todos os presentes. A data da apresentação não foi escolhida por acaso, na segunda-feira seria o aniversário do músico, que faleceu em 23 de abril deste ano. O festival contou com a organização de Carlos Batistella e Flávio Pires.
De acordo com Pires, proximidade humana, amor ao próximo, à música e à vida, são alguns dos diversos ensinamentos deixados por Guest. “Este recital foi apenas um pequeno gesto de gratidão por tudo que ele fez, não só por mim, mas por todos que tiveram a sorte e a alegria de tê-lo por perto”, contou Pires.
Para o professor e Coordenador do Curso de Música da UFSJ, Marcos Filho, o concerto foi uma celebração com aquilo que Ian mais gostava: “boa música e carinho dos seus alunos”. Ian Guest dizia que “é fácil uma pessoa sentir a proximidade de outra pela obra realizada por esta. Como nenhuma emoção se repete, os meios da criatividade também são infinitos. Quem se emociona por uma pintura ou por uma música, poderá sim, chamá-la de bela e quem o fez lhe parecerá tão belo, no mínimo. E não custa chamá-lo de arte”.
Ian veio para o Brasil no ano de 1957, e vivia em Tiradentes (MG). Guest era Bacharel em Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o artista foi professor de extensão na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte, também na UFOP, em Ouro Preto, e na Bituca Universidade de Música Popular, em Barbacena.
Com informações e fotos: Thaís Andressa
Faça parte e ajude o Mais Vertentes
Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?
Ajude aqui o Mais Vertentes!
Mín. 9° Máx. 18°