Segunda, 27 de Junho de 2022
12°

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Coleta Seletiva

Vertentes: Consórcio de cidades da região é selecionado para implantação de coleta seletiva

O resultado da seleção do edital foi divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e prevê R$ 4,5 milhões em investimentos

25/05/2022 às 13h32
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem ilustrativa mostra materiais recolhidos em coleta seletiva em MG. Foto: Semad / Divulgação
Imagem ilustrativa mostra materiais recolhidos em coleta seletiva em MG. Foto: Semad / Divulgação

O Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas), que conta com quase 20 cidades do Campo das Vertentes, foi selecionado no edital da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para implantação ou ampliação de coleta seletiva.

De acordo com a Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), o edital visa estimular e fortalecer a coleta seletiva em Minas Gerais, fundamental para a gestão adequada de resíduos sólidos urbanos.

“A coleta seletiva é etapa fundamental na gestão dos resíduos sólidos urbanos. Com essa seleção, o Governo de Minas fortalece os projetos das cidades contempladas, trazendo melhorias na qualidade de vida da população, por meio do cumprimento das determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, enfatizou o subsecretário Rodrigo Franco.

Fazem parte do Cigedas as seguintes cidades: São João del Rei, Santa Cruz de Minas, Ritápolis, São Tiago, Resende Costa, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves, Tiradentes, Prados, Dores de Campos, Barroso, Alfredo Vasconcelos, Conceição da Barra de Minas, Nazareno, Ibituruna, Itutinga, Carrancas, Madre de Deus de Minas e São Vicente de Minas.

Ao todo, foram realizadas 115 inscrições, sendo 13 consórcios e 102 municípios. Do total de inscritos, foram habilitados três consórcios e 17 municípios, que receberão o repasse no valor de até R$ 4,5 milhões, por celebração de convênios com a Semad para compra dos equipamentos previstos nos projetos apresentados.

Com informações: G1

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias