Segunda, 27 de Junho de 2022
12°

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Educação Homenagem

São João del-Rei: Em comemoração aos 35 anos de federalização, Câmara promove sessão solene em homenagem a UFSJ

Egressa da instituição, a vereadora Lívia Guimarães (PT) solicitou a homenagem pela federalização e comentou sobre o impacto da universidade para a cidade

30/05/2022 às 13h36 Atualizada em 30/05/2022 às 13h42
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Divulgação / UFSJ
Foto: Divulgação / UFSJ

Nesta segunda-feira (30), a Câmara Municipal de São João del-Rei, em seu plenário legislativo, vai sediar uma sessão solene que homenageia os 35 anos da federalização da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A cerimônia, solicitada pelos vereadores Lívia Guimarães (PT) e Rogério Bosco (PT), será transmitida pela página da Câmara.

A vereadora Lívia Guimarães, egressa do curso de Jornalismo da UFSJ, contou que “em abril, a UFSJ celebrou 35 anos de federalização e a proposta de uma sessão solene, feita pelo Legislativo, foi a maneira que eu e o vereador Rogério Bosco pensamos para homenagear essa instituição que gera um impacto positivo tão grande na nossa cidade e região”.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) comemorou, no último dia 21 de abril, o aniversário de 35 anos de federalização. No ano de 1987, a Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (Funrei) passava a funcionar onde antes existia a da união da Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, cujas atividades iniciaram em 1954, mantidas pela Inspetoria de São João Bosco e outros órgãos de ensino superior.

Para a vereadora, “os professores, estudantes, técnicos-administrativos e profissionais terceirizados da Universidade contribuem com o nosso município não só por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, mas também com geração de renda, aluguel de imóveis e compras feitas no comércio local”.

“Eu sou jornalista, formada pela primeira turma do curso na Universidade. Eu sei do efeito que a UFSJ provoca na vida dos jovens e colabora com a formação pessoal e profissional dos estudantes. Para mim, vai ser uma honra muito grande estar presente nesta sessão solene”, comentou Lívia Guimarães.

A vereadora afirmou ainda que, além dos vereadores de São João del-Rei, também participarão da sessão solene, representantes da reitoria da UFSJ, além de entidades representativas: ADUFSJ - Seção Sindical de Docentes da UFSJ; Sindicato de Servidores da UFSJ (Sinds-UFSJ); Diretório Central de Estudantes (DCE); e Repúblicas Universitárias Associadas (RUA).

A sessão solene será aberta à comunidade, seguindo os protocolos da Câmara Municipal, que fica localizada na rua Ministro Gabriel Passos, número 235, no Centro de São João del-Rei.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias