Segunda, 27 de Junho de 2022
12°

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Saúde Vacinação

Minas Gerais: Quarta dose da vacina contra Covid será autorizada para pessoas a partir dos 50 anos

O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, que garante a quantidade de doses suficientes para a segunda etapa do reforço. Em São João del-Rei ainda não há previsão de quando começa a aplicação para esta faixa etária

03/06/2022 às 11h25
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

Nesta quinta-feira (02), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da quarta dose de vacina contra covid-19 para maiores de 50 anos e profissionais da saúde. A partir de agora, fica a cargo do estado determinar quando a vacinação começará. Em São João del-Rei ainda não existe a informação de quando a 4ª dose começará a ser aplicada nos maiores de 50 anos.

De acordo com o ministério, o país tem vacina suficiente para avançar no segundo reforço para esta faixa etária. Para se vacinar é necessário contar quatro meses de intervalo para receber a nova etapa da imunização.

Segundo o Ministério da Saúde, preferencialmente, a dose de reforço deve ser feita com a vacina da Pfizer, Janssen e AstraZeneca. A ampliação do público-alvo para a quarta dose se dá em um momento em que o Brasil enfrenta, após flexibilizações, uma alta no número de casos e internações pela covid-19. Alguns estados e municípios voltam a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. 

O número de mortes, ainda que também em alta, não tem tido a mesma elevação. Estudos publicados apontam que as vacinas utilizadas no Brasil aumentam a proteção contra a covid-19 mesmo entre pessoas que já tiveram a doença, evitando especialmente a ocorrência de mortes. 

Até o último dia 1º de junho, 77,4% da população brasileira já havia tomado ao menos duas doses da vacina contra a covid-19, segundo dados compilados pelo consórcio de veículos de imprensa.

Quase 93 milhões de brasileiros já tomaram ao menos uma dose de reforço contra o novo coronavírus, e 3,5 milhões, até quatro, também de acordo com os dados do consórcio.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?  

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias