Nesta quinta-feira (02), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da quarta dose de vacina contra covid-19 para maiores de 50 anos e profissionais da saúde. A partir de agora, fica a cargo do estado determinar quando a vacinação começará. Em São João del-Rei ainda não existe a informação de quando a 4ª dose começará a ser aplicada nos maiores de 50 anos.
De acordo com o ministério, o país tem vacina suficiente para avançar no segundo reforço para esta faixa etária. Para se vacinar é necessário contar quatro meses de intervalo para receber a nova etapa da imunização.
Segundo o Ministério da Saúde, preferencialmente, a dose de reforço deve ser feita com a vacina da Pfizer, Janssen e AstraZeneca. A ampliação do público-alvo para a quarta dose se dá em um momento em que o Brasil enfrenta, após flexibilizações, uma alta no número de casos e internações pela covid-19. Alguns estados e municípios voltam a recomendar o uso de máscaras em locais fechados.
O número de mortes, ainda que também em alta, não tem tido a mesma elevação. Estudos publicados apontam que as vacinas utilizadas no Brasil aumentam a proteção contra a covid-19 mesmo entre pessoas que já tiveram a doença, evitando especialmente a ocorrência de mortes.
Até o último dia 1º de junho, 77,4% da população brasileira já havia tomado ao menos duas doses da vacina contra a covid-19, segundo dados compilados pelo consórcio de veículos de imprensa.
Quase 93 milhões de brasileiros já tomaram ao menos uma dose de reforço contra o novo coronavírus, e 3,5 milhões, até quatro, também de acordo com os dados do consórcio.
Faça parte e ajude o Mais Vertentes
Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que “eles” querem que você saiba?
Ajude aqui o Mais Vertentes!
Mín. 9° Máx. 18°