Quinta, 04 de Junho de 2020 10:26
32 999532355
Cultura Inconfidência

Tiradentes transmitirá pela internet homenagem a mártir da Inconfidência Mineira

Para evitar aglomeração de pessoas, a celebridade será restrita a algumas autoridades da cidade, que farão breve homenagem a Joaquim José da Silva Xavier.

20/04/2020 13h07 Atualizada há 1 mês
258
Por: Adriano Vianini Fonte: EM
Prefeito Zé Antônio do Pacu em evento celebrativo em homenagem a Tiradentes, em 2019. Foto: Pref. Municipal de Tiradentes
Prefeito Zé Antônio do Pacu em evento celebrativo em homenagem a Tiradentes, em 2019. Foto: Pref. Municipal de Tiradentes

Uma das principais opções de turismo no estado, a histórica cidade de Tiradentes viverá momento atípico nesta terça-feira, 21 de abril, quando homenageará o mártir da Inconfidência Mineira de mesmo nome. Em virtude do isolamento social provocado pela expansão do coronavírus, o município celebrará o dia da morte de Tiradentes de forma inédita. Com o cancelamento das festividades, o momento cívico, com execução do Hino Nacional e hasteamento de bandeiras, será transmitido ao vivo pelas redes sociais, sem a presença de público.

O evento em questão é um dos principais no calendário da cidade de pouco mais de 7 mil habitantes, localizada no Campo das Vertentes. Para evitar aglomeração de pessoas, a celebridade será restrita a algumas autoridades da cidade, que farão breve homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1972), símbolo da luta contra o domínio português, que foi julgado e enforcado no Rio de Janeiro. O município já havia cancelado outras festas importantes, como a Semana Santa, o Festival Foto em Pauta (fotografia), o Tiradentes em Cena (artes cênicas) e o Trem Bier Festival (cervejas artesanais).

Nesta terça, alguns eventos serão mantidos, como a execução dos hinos nacionais e de Tiradentes e o acendimento da chama da liberdade, que sairá na Casa Padre Toledo, local onde foi realizada a primeira reunião da Inconfidência Mineira, em 1788. A pira olímpica ficará acesa até 18h. Também haverá fixação de coroa de flores no monumento de Tiradentes, na Praça Cívica Largo do Sol, e

Outra celebração é o hasteamento de bandeiras de todos os estados do Brasil, numa lembrança às vítimas do coronavírus.

O prefeito Zé Antônio do Pacu (PSDB) afirmou que a cidade pretendia organizar uma cerimônia com várias atrações, mantendo a tradição na cidade: “Estávamos preparando uma grande festa em nosso último ano de administração. Haveria um desfile com a participação das crianças, da Polícia Militar e do exército. Vínhamos fazendo campanhas para que as pessoas comparecessem ao evento e, principalmente, levassem as crianças para que elas pudessem zelar melhor pela nossa pátria”.

Mesmo que a celebridade tenha sido simplificada, ele pede que as pessoas sigam a determinação das autoridades de saúde: “Lamentamos muito que o evento seja dessa forma. Mas pedimos as pessoas que fiquem em casa e nos acompanhem pela internetpara evitarmos a propagação do coronavírus”.

Suspensão do turismo

Com atividade voltada essencialmente para o turismo, Tiradentes fechou as portas para pessoas de outras cidades evitando o contágio do coronavírus. Vários hoteis e restaurantes paralisaram suas atividades desde então, o que afetou a economia local. Segundo a Associação Empresarial da cidade, pelo menos 80% dos cerca de 1 mil empresários terão problemas para arcar com salários e despesas durante o período da pandemia.

 

Fonte: Estado de Minas

Tiradentes - MG

Tiradentes - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Tiradentes - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h23 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 22°

20° Sensação
17 km/h Vento
70.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sábado (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias