Quinta, 04 de Junho de 2020 10:55
32 999532355
Saúde COVID-19

Diminuição do isolamento social em SJDR faz dobrar, em dez dias, o número de casos da COVID-19

Nesta terça-feira (12) o município confirmou o 15º caso de COVID-19 e uma morte segue em investigação.

12/05/2020 19h07 Atualizada há 3 semanas
4.822
Por: Adriano Vianini
Guarda Municipal de SJDR pede distanciamento entre as pessoas em ponto de ônibus. Foto: Guarda Municipal de SJDR
Guarda Municipal de SJDR pede distanciamento entre as pessoas em ponto de ônibus. Foto: Guarda Municipal de SJDR

O município de São João del-Rei mais que dobrou, em dez dias, o número de novos casos da COVID-19. De 02 a 12 de maio o número de novos casos saltou de sete para 15 confirmados, além de uma morte de Síndrome Respiratória Grave em investigação. Nesta terça-feira (12), segundo o Boletim Epidemiológico do município, mais dois casos foram confirmados: um paciente de 69 anos e outro de 18 anos, moradores do bairro Colônia do Marçal. Ambos não possuem vínculo de parentesco ou proximidade.

A medida em que os casos de infectados e mortes pelo novo coronavírus aumentam em Minas Gerais, a adesão ao isolamento social - recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conter a proliferação do vírus - diminui no Estado. O índice de pessoas em casa, que chegou a 62,1% no dia 22 de março, despencou para 38,6% em 30 de abril. O levantamento é da In Loco, empresa de tecnologia que analisa a localização de 60 milhões de brasileiros por meio do GPS do celular. Apesar do monitoramento, ela garante a privacidade e anonimato das pessoas.. Conforme a pesquisa, na última quinta-feira (7), apenas 40,3% dos mineiros fizeram quarentena.

A mudança de comportamento não é difícil de ser notada. Em São João del-Rei, são frequentes as denúncias de festas, churrascos, reuniões familiares, falta de distanciamento entre as pessoas nas filas de bancos e supermercados e, principalmente, visitação de parentes ou amigos das  grandes cidades que estiveram na cidade e na região durante o feriado de 1º de maio. Além disso, grande parte do comércio considerado não essencial também reabriu as portas com autorização da prefeitura. Durante o dia é possível notar grande circulação de pessoas e carros no comércio, grande volume de carros estacionados no centro da cidade e trânsito em horários de picos. O "furo" da quarentena preocupa especialistas, que analisam que o esforço feito pela população até o momento pode ser "jogado fora".

Mesmo com a cidade fechada, turistas lotam a principal praça
da cidade de Tiradentes durante o feriado de 1º de Maio. Foto: Redes Sociais

Infectologistas do Campo das Vertentes alertam que a taxa de isolamento ideal é de no mínimo 50%. E que quanto mais alta a adesão ao distanciamento social, mais altas são as chances de controlar a epidemia e reduzir o índice de transmissão da doença.

A Prefeitura Municipal de São João del-Rei e a Secretaria Municipal de Saúde não quiseram comentar sobre o aumento no número de casos.

 

#covid-19 #saojoaodelrei #sjdr #noticiasdesaojoaodelrei #mg

São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h53 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 22°

20° Sensação
16.7 km/h Vento
66.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sábado (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias