Sexta, 05 de Junho de 2020 18:53
32 999532355
Polícia DENÚNCIA

Mulheres denunciam abusos sofridos por homens de SJDR no twitter

Já são mais de 100 denúncias de abuso sexual, estupro, intimidação, ameaças e agressões dos mais diversos tipos.

17/05/2020 13h46 Atualizada há 3 semanas
18.313
Por: Adriano Vianini
Reprodução Twitter Exposed_Sjdr
Reprodução Twitter Exposed_Sjdr

Mulheres de todas as idades, especialmente as mais jovens, foram ao Twitter neste final de semana denunciar diversos abusos sofridos por homens da cidade de São João del-Rei. Já são mais de 100 posts divulgados no perfil "exposed sjdr" , a maioria durante este final de semana.

O perfil foi criado em maio de 2020 com o objetivo de "denunciar assédio, importunação sexual, estupro e demais crimes contra a dignidade sexual de mulheres". Já são mais de 1,600 seguidores, na grande maioria mulheres que dizem ter sofrido algum tipo de importunação sexual.

As denúncias sempre começam com as iniciais dos nomes dos abusadores e o que os mesmos realizaram com elas ou amigas próximas. Existem várias tipos de denúncias, desde abuso sexual, estupro, intimidação, ameaças e agressões dos mais diversos tipos:

Confirma alguns deles:

O Portal Mais Vertentes apurou que a maioria das denúncias contra a honra das denunciantes aconteceu quando as mesmas estavam sob o efeito de bebidas alcoólicas.

A advogada Juliana Vianini instruiu que estas denúncias precisam ser realizadas em uma delegacia de polícia sob a Lei Maria da Penha, que foi criada há 13 anos e já ajudou muitas mulheres. "Mas, infelizmente, a violência doméstica ainda é uma realidade no país e os casos de feminicídio não param de crescer. Além disso, muitas têm vergonha de se expor ou medo de que a família descubra", explica a advogada.

Juliana Vianini recomenda que as mulheres, ao se sentirem abusadas em qualquer ordem, busquem imediatamente ajuda na Delegacia da Mulher de SJDR, situada na Av. Leite de Castro, 1.322, no bairro das Fábricas, telefone (32) 3379-1050, e realizem um Boletim de Ocorrência (B.O.), para que o caso seja remetido ao juiz em, no máximo, 48 horas. A Justiça também tem 48 horas para analisar e julgar a concessão das medidas protetivas de urgência. A  advogada recomenda também outros canais de denúncias oficiais que poderão tratar o caso:

PM – Disque 190

Quando não há uma delegacia especializada para esse atendimento, a vítima pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento. Ou pode pedir ajuda por meio do telefone 190. Nesse caso, uma viatura da Polícia Militar é enviada até o local. 

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher

Outro canal de entrada de denúncias é a central telefônica Disque-Denúncia, criada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. 

Defensoria Pública

A Defensoria Pública é uma instituição que presta assistência jurídica gratuita às pessoas que não podem pagar um advogado. Qualquer pessoa que receba até três salários mínimos por mês (R$2.862,00) ou possa comprovar que, mesmo recebendo mais, não tem condições de pagar um advogado particular, tem direito de ser atendido.

Em casos mais graves de violência doméstica, a Defensoria Pública pode auxiliar a vítima pedindo uma medida protetiva a um juiz ou juíza. Estas são medidas de urgência para proteger mulheres vítimas desse crime.

Mais posts no perfil do twitter Exposed_SJDR:

 

Correção: São João del-Rei possui uma Delegacia da Mulher que fica na Av. Leite de Castro, 1322, telefone (32) 3379-1050. Divulgamos anteriormente que não havia Delegacia Especializada da Mulher na cidade e retificamos o erro. Pedimos desculpas!

#denuncia #saojoaodelrei #sjdr #noticiasdesaojoaodelrei #violenciacontraamulher

São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 18h46 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 21°

17° Sensação
14 km/h Vento
82.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Domingo (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias