Quinta, 04 de Junho de 2020 12:08
32 999532355
Turismo COVID-19

Cidades mineiras fecham entradas e poderão restringir turistas durante 'feriadão' de São Paulo

Sul de Minas e cidades históricas do Campo das Vertentes também criaram ações restritivas para evitar a entrada do indesejável coronavírus.

20/05/2020 15h13 Atualizada há 5 dias
494
Por: Adriano Vianini
Feriado de 1º de Maio a cidade de Tiradentes recebeu turistas mesmo estando fechada. Foto: Reprodução redes sociais
Feriado de 1º de Maio a cidade de Tiradentes recebeu turistas mesmo estando fechada. Foto: Reprodução redes sociais

Depois de seis cidades do litoral paulista criarem barreiras para tentar evitar a entrada de turistas durante o “mega feriadão" na capital de São Paulo, que teve início hoje (20) e vai até domingo (24), podendo ser esticado até segunda (25), algumas cidades do sul de Minas Gerais e do Campo das Vertentes também adotaram novas medidas para evitar a entrada do indesejável coronavírus.

As prefeituras de Borda da Mata e Ouro Fino, que fazem parte do Circuito das Malhas, no Sul de Minas, anunciaram barreiras sanitárias contra a entrada de turistas paulistas nesses próximos dias, durante o "mega feriadão" em São Paulo (SP). O receio das cidades mineiras é que os visitantes sejam possíveis vetores da disseminação do novo coronavírus. E as cidades do Sul de Minas costumam ser um dos destinos procurados pelos paulistanos de folga, especialmente neste início do período do frio.

Em Borda da Mata, a prefeitura anunciou a instalação de cinco barreiras sanitárias para monitorar a entrada de pessoas dos visitantes partir desta quarta-feira. As barreiras vão contar com o apoio da Polícia Militar e serão colocadas nos dois portais de entrada pela rodovia MG-290 para quem chega por Pouso Alegre e para quem vem de Ouro Fino, além de outros três acessos a bairros e para Tocos do Moji. “As barreiras têm o objetivo de orientar, conscientizar e monitorar sinais de saúde e dessa forma, evitar a expansão do vírus. Caso a equipe de saúde detecte sinais suspeitos, como temperatura acima de 37,8°C, a pessoa receberá uma carta de encaminhamento para uma unidade médica da sua cidade de origem”, explica a secretária de saúde, Rosaly Esther.

Cidades históricas do Campo das Vertentes

Levantamento realizado pelo Portal Mais Vertentes identificou que a maioria das cidades históricas do Campo das Vertentes e que também compõem o roteiro Estrada Real não criou novas restrições ou ações mais duras para evitar a entrada de turistas. A maioria optou por dar continuidade às ações em andamento, tais como barreiras sanitárias e monitoramento de visitantes. Confira as principais ações:

A Prefeitura de São Vicente de Minas divulgou uma nota pedindo aos moradores de São Paulo "que não venham para São Vicente de Minas”. Segundo a nota, "é preciso que os moradores dessas cidades e que têm parentes em São Vicente de Minas se conscientizem sobre o perigo que essas visitas podem representar para pessoas tão estimadas por eles. Na verdade, não é o momento de viajar para qualquer lugar. Cada um deve permanecer onde está, até mesmo para preservar a própria saúde. As viagens, por si mesmas, já podem significar um risco de contaminação. Quem ama, cuida de si e das pessoas queridas. A conscientização é o primeiro passo para controlar a transmissão do novo coronavírus”, divulgou a assessoria de comunicação de SVM.

O Secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, José Baccarini, informou que ainda não realizará novas medidas, pois acredita que não vai haver a vinda de turistas para a cidade. Segundo o secretário, na última semana conversou com o setor de hotelaria da cidade - que também passa por uma situação muito difícil por causa da pandemia -, e foi informado que 93% das ocupações estão vazias.

Já o Secretário de Administração da Prefeitura de São Tiago, Eduardo Martins, também ressaltou que “no momento não há restrições para entrada de turistas”. Porém, segundo o secretário, a cidade já possui barreiras sanitárias cuja orientação é anotar o nome, endereço e o local onde o visitante ficará hospedado (casa de parentes). Além disso, o visitante é orientado a cumprir uma “quarentena” de uma semana antes de sair às ruas. O secretário também explicou que os agentes de bairro ficam responsáveis por acompanhar e monitorar o cumprimento das orientações.

A Secretária de Turismo de Resende Costa, Márcia, também informou não haver novas medidas para os próximos dias, exceto as barreiras sanitárias e monitoramento dos visitantes. Informou também que o Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19 está em reunião durante todo o dia de hoje (20), e se houver novas medidas irá nos comunicar.

Tiradentes, onde registrou a entrada de turistas durante o último feriado de 1º de Maio, a Prefeitura informou que "desde 23 de março a cidade criou barreiras sanitárias que param todos os veículos que entram no município, e que na última semana essas barreiras foram intensificadas. Além disso, os Alvarás de pousadas e restaurantes foram suspensos por tempo indeterminado. Portanto, a cidade está fechada para o turismo no momento", informou.

A Prefeitura Municipal de Nepomuceno adotou para os próximos dias barreiras sanitárias para prevenir o avanço da pandemia de coronavírus no município. A cidade registrou até o momento dois casos suspeitos da doença, 13 casos suspeitos descartados e 18 casos de síndrome gripal em isolamento. De acordo com as regras, todos os moradores de outros municípios que entrarem em Nepomuceno deverão permanecer em isolamento domiciliar por sete dias e serão monitorados pela Secretária Municipal de Saúde. Os visitantes também devem apresentar CPF, endereço de domicílio onde ficará em isolamento, número de telefone para contato e precisam assinar um termo de responsabilidade. A Prefeitura Municipal informou ainda que o descumprimento da medida está passível de punição com base no Código Penal Brasileiro, no capítulo referente a Crimes Contra a Saúde Pública.

Também entramos em contato com as prefeituras de Carrancas, Ritápolis, Dores de Campos e Prados mas até o momento não obtivemos resposta. Estaremos à disposição para complementar a matéria posteriormente.

Sobre o mega feriadão de SP

Dessa quarta-feira, dia 20 de maio, até domingo, 24 de maio, os moradores da capital paulista estarão em um feriadão. Por lá, foram antecipados os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro), para esta quarta (20) e quinta (21), respectivamente. A sexta-feira (22), foi declarado ponto facultativo na cidade.

A medida foi adotada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), para aumentar o isolamento social e conter o avanço do novo coronavírus. A segunda-feira, dia 25, também poderá ser declarada como feriado estadual do dia 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista), caso a assembleia aprove a proposta enviada pelo governador João Dóira (PSDB).

 

#noticias #informacao #minasgerais #campodasvertentes #turismo #covid19 #mg #maisvertentes

Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 12h04 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 22°

21° Sensação
17.1 km/h Vento
63.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sábado (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias