Quinta, 09 de Julho de 2020 12:37
32 999532355
Cidades COVID-19

MPF apura surto que deixou quase 200 alunos com coronavírus em Barbacena

Denúncia aponta que estudantes menores de idade ficavam aglomerados em alojamentos e conviviam com colegas com sintomas respiratórios.

25/05/2020 15h44 Atualizada há 1 mês
628
Por: Adriano Vianini
Prédio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) em Barbacena (MG) Foto: Divulgação / Epcar
Prédio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) em Barbacena (MG) Foto: Divulgação / Epcar

Após o surto do novo coronavírus que deixou quase 200 alunos infectados na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, no Campo das Vertentes, o Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito que apura conduta da escola militar após denúncias dos pais e alunos. Até o momento, a Força Área Brasileira confirmou apenas 90 casos. Porém, a Prefeitura Municipal de Barbacena informou na manhã de hoje (25), que a EPCAR é a responsável por 85% dos 253 casos que a cidade registrava até a noite do último sábado (23/05). As informações são da coluna do jornalista Guilherme Amado, da revista Época, publicada nesta segunda-feira.

A coluna da revista Época ainda ressalta que “a Epcar de Barbacena tem 500 estudantes, quase todos menores de idade, e funciona em regime de internado. As aulas não foram interrompidas durante a pandemia”.

O último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado no último sábado (23), O município de Barbacena registrou 218 novos casos da Covid-19, e em uma semana, saltou de 35 para 253 infectados, grande parte oriunda dos militares e civis da EPCAR que, até segundo a FAB eram apenas 90 casos.

A SES-MG também informou que a Escola Preparatória não está sob gestão do Estado. Em nota, a pasta reforçou a importância das medidas de distanciamento social aplicadas em Minas Gerais para evitar a propagação do novo coronavírus.

195 alunos testaram positivo (ATUALIZADO 16h26)

A Aeronáutica informou na tarde desta segunda-feira (25), ao Portal G1, as atualização dos registros dos exames divulgados neste fim de semana. 105 alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) tiveram a indicação de anticorpos da classe IgG em seus testes, o que significa que têm o marcador imunológico para Covid-19, ou seja, decorreu algum tempo desde a contaminação. Estes estudantes foram liberados e retornaram para as casas.

Ainda conforme a instituição, os outros 90 alunos, que testaram positivo e estão com a doença ativa, seguem em isolamento na instituição. Destes, 83 não apresentam quaisquer sintomas e os sete restantes apresentam apenas sintomas leves. A Aeronáutica afirmou que nenhum aluno necessitou ser hospitalizado. Todos aqueles que testaram positivo foram direcionados ao isolamento social e receberam o tratamento preconizado pelas autoridades de saúde.

Até a manhã de ontem (24/05), a Epcar havia afirmado, em nota, 90 casos confirmados de COVID-19 dentro da instituição. No entanto, há relatos extraoficiais de que um número considerável de estudantes tenham apresentado IgG positivo, que são anticorpos que indicam que o paciente já teve contato com vírus e já está curado. 

Aulas em Barbacena

Na última semana, um professor que teve a identidade preservada, disse à TV Integração que "tem mais de 60 dias que os quase 500 alunos da Epcar estão na escola sem serem liberados em momento algum para casa".

O profissional contou que, no dia 19 de março as aulas foram suspensas, mas uma parte foi retomada no dia 6 de abril e o restante depois da Páscoa. "Essas aulas foram retomadas em grande parte de forma presencial, através de aulas lecionadas por professores militares".

Diante da denúncia, a reportagem procurou o Executivo e a assessoria da Aeronáutica para saber se as aulas presenciais na Epcar poderiam ser realizadas.

Em nota, a Prefeitura esclareceu que apesar "de localizada na cidade, a instituição, embora monitorada e acompanhada pela Superintendência do Estado e pela Secretaria Municipal de Saúde há mais de 60 dias, responde diretamente ao Ministério da Defesa e ao Alto-Comando da Aeronáutica".

 

Fontes: MPF e SES-MG.

Contribuições: Revista Época, G1 e Folha de Barbacena

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barbacena - MG

Barbacena - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Barbacena - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 12h28 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

26° Sensação
18 km/h Vento
37% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias