Quinta, 09 de Julho de 2020 12:20
32 999532355
Saúde COVID-19

São João del-Rei adquire 1.700 testes rápidos para COVID-19

Em São João del-Rei, o número de pessoas notificadas, mas que não passam por testes representa cerca de 55%.

29/05/2020 17h08 Atualizada há 1 mês
680
Por: Adriano Vianini Fonte: Rádio Emboabas
Testes rápido para COVID-19. Foto: Reprodução
Testes rápido para COVID-19. Foto: Reprodução

A Secretária Municipal de Saúde de São João del-Rei anunciou nesta quinta-feira (28), que o município adquiriu 1.700 testes rápidos da COVID-19. Porém, os testes só serão utilizados em pacientes com sintomas do coronavírus e, segundo o Secretário Municipal, José Marcos de Andrade, a partir do oitavo dia de sintomas.

Segundo o secretário, “o estado mandou cerca de 1.000 testes e a Câmara Municipal disponibilizou verba para comprar cerca de 900 testes que já foram comprados e estão na secretária. Nós já usamos alguns do estados, então acredito que temos cerca de 700 a 800 testes do estado e 900 disponibilizados pela Câmara", informou em entrevista à Rádio Emboabas. 

Em São João del-Rei, o número de pessoas notificadas, mas que não passam por testes representa cerca de 55%. Ou seja, mais da metadedas pessoas que procuram as unidades de saúde com sintomas gripais são monitoradas pela pasta de saúde, mas não realizam testes para a comprovação ou descarte da doença. Em primeiro momento, o município realizava apenas teste por trato respiratório, o exame colhido era enviado para o laboratório de referência do estado - FUNED e os resultados demoravam de sete a dez dias, e em alguns casos, até quinze dias. Alguns pacientes foram diagnosticados e quando receberam a confirmação para a doença, já haviam inclusive cumprindo a quarentena de 14 dias.

Ainda de acordo com o secretário de saúde em todo caso confirmado, são feitos testes rápidos nas pessoas que residem com o paciente com covid-19. “Se o paciente é confirmado com covid-19 e está em quarentena, aquelas pessoas que moram na mesma casa precisam esperar oito dias para fazer o teste rápido. Porque existe a possibilidade de fazer antes e dar um falso negativo”. Além dos testes rápidos, alguns exames ainda são encaminhados para a FUNED em Belo Horizonte. “Quando é necessário enviar o material da narina e garganta a gente envia para FUNED, mas não é muita quantidade mais não”, explica. De acordo com o secretário, os testes rápidos serão suficientes para mais de mês.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 12h08 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

26° Sensação
18 km/h Vento
37% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias