Terça, 07 de Julho de 2020 10:03
32 999532355
Política Asfalto

Vereador de SJDR tenta driblar lei para asfaltar novamente parte da histórica rua Santo Antônio

Projeto foi entregue ao prefeito Nivaldo Andrade que confirmou a intenção de asfaltar a rua

29/05/2020 17h47 Atualizada há 1 mês
1.907
Por: Adriano Vianini
Rua Santo Antônio volta à cena após polêmica do asfaltamento. Em 2015 o asfalto teve que ser retirado por determinação do MPF. Foto: Reprodução vídeo G1
Rua Santo Antônio volta à cena após polêmica do asfaltamento. Em 2015 o asfalto teve que ser retirado por determinação do MPF. Foto: Reprodução vídeo G1

Após 27 anos de polêmica, o famoso asfalto da rua Santo Antônio, no centro de São João del-Rei, volta à cena. O vereador Everton da Conceição Mendes (PDT), conhecido como Dondom, entregou nesta semana ao prefeito de São João del-Rei, um projeto de lei que visa mudar o nome de parte da rua Santo Antônio, centro histórico da cidade, para assim tentar driblar a lei e voltar a asfaltar o trecho polêmico da rua.

A rua Santo Antônio tinha sido asfaltada em 1993, pelo atual prefeito Nivaldo Andrade (PSL), mas uma ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), contra o município, considerou irregular, por se tratar de um patrimônio histórico, e determinou a retirada do asfalto que só foi cumprida 20 anos depois, em 2015. 

Segundo o vereador, Dondom, foi realizado uma consulta aos moradores da região que demonstraram "dificuldades tanto para pedestres quanto motoristas e aos moradores", informou. O vereador disse ter um abaixo-assinado realizado pelos cidadãos do bairro solicitando o asfaltamento do trecho da rua Santo Antônio. O vereador disse também ter "resultados favoráveis para asfaltar a rua" e entregará à Câmara Municipal um projeto de lei que pede alteração do nome deste trecho da rua.

O prefeito Nivaldo Andrade (PSL) confirmou a informação. Em entrevista ao Jornal do Povão, o prefeito disse que "recebi do Dondom esta reivindicação, estamos guardando que o projeto entre na Casa do Legislativo para que os demais vereadores aprovem a mudança de nome nesta parte da Rua Santo Antônio, assim asfaltaremos dentro da Lei", informou.

O Portal Mais Vertentes não conseguiu falar com o MPF.

Asfalto teve que ser retirado em 2015 - 20 anos depois de asfaltada. 
Foto: G1

 

Entenda o caso

O famoso caso do asfaltamento da rua Santo Antônio já possui 27 anos. Teve início em 1993 no mandato de atual prefeito Nivaldo Andrade (PSL). Na época o então líder do Executivo determinou que a pavimentação da via, tombada e originalmente feita com pedras pé-de-moleque, fosse coberta por lama asfáltica. A ação foi considerada crime contra o Patrimônio Público e virou uma odisseia judicial que só chegou ao fim 20 anos depois, em 2015, com pressão do MPF sobre o outro ex-prefeito, Helvécio Reis (PT), quem coube retirar a lama asfáltica.

 

#asfalto #cidade #saojoaodelrei #história #polêmica

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h55 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 23°

13° Sensação
2 km/h Vento
89% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias