Terça, 07 de Julho de 2020 08:21
32 999532355
Saúde COVID-19

Dez dias após adotar o programa Minas Consciente, casos de COVID-19 mais que dobram em São João del-Rei

Nesta terça-feira (02), São João del-Rei registrou mais quatro casos de coronavírus. Todos em crianças!

02/06/2020 18h46 Atualizada há 1 mês
9.454
Por: Adriano Vianini
Casos de COVID-19 mais que dobram em São João del-Rei. Foto: Orlando Barros
Casos de COVID-19 mais que dobram em São João del-Rei. Foto: Orlando Barros

Dez dias após ter passado para a "Onda Verde" do programa Minas Consciente, o município de São João del-Rei mais que duplicou o número de novos casos da COVID-19. O município registrava em 21 de maio, 22 casos confirmados de coronavírus, e hoje, 02 de junho, já são 45 infectados. Nesta terça-feira (02), o boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou quatro novos casos da COVID-19 no município - todos em crianças. 

Segundo o boletim, duas crianças estão com idades entre 1 e 4 anos, e outras duas entre 5 e 9 anos. Ainda segundo a SMS, os novos casos são de moradores dos bairros Colônia do Marçal (2), Alto das Mercês (1) e Bonfim (1). O total chegou a 45 confirmados, sendo que 15, segundo a SMS, encontram-se recuperados.

Onda Branca do programa Minas Consciente

Grande parte do comércio de São João del-Rei que ainda estava fechado voltou a reabrir, com "cautela", no dia 22 de maio, após o município aderir ao Programa Minas Consciente, instituído pelo Governo de Minas. Diversos municípios que fazem parte do Centro-Sul, como São João del-Rei, Lafaiete, Congonhas e outras foram classificados na chamada "Onda Branca" no qual poderiam retomar algumas das atividades econômicas de baixo risco, como o comércio de produtos agrícolas, floriculturas, artigos esportivos, jogos eletrônicos e autoescolas. Exceto o município de Barbacena que permaneceu na "Onda Verde" devido ao rápido crescimento de novos casos de COVID-19. 
 
Carreata em SJDR pela reabertura
do comércio. Foto: Gil Correa
O Governador, Romeu Zema (Novo), chegou a dizer que "a situação de Minas Gerais permitia a reabertura responsável e segura do comércio". E a pressão dos comerciantes da região - que fizeram até carreata pela reabertura do comércio - também contribuiu para que a Prefeitura Municipal flexibilizasse e já passasse da "Onda Verde", mais rígida, para a "Onda Branca", menos rígido. Leia aqui.
 
O presidente do Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de São João del-Rei – Sindcomércio, Wainer Pastorini Haddad, em entrevista exclusiva ao Portal Mais Vertentes, comemorou a decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado que deliberou para que a região Centro-Sul fosse reaberta. Leia aqui.

E a Associação de Dirigentes Lojistas de São João del-Rei (ACI del-Rei) também emitiu um comunicado ampliando ainda mais a flexibilização para os serviços de hotelaria - considerado no início do programa como de alto risco (Onda Vermelha). Leia aqui.

 
Coronavírus avança no Campo das Vertentes
 
A última semana de maio, de 24 a 30, foi marcada pelo súbito crescimento de novos casos confirmados de COVID-19 em Minas Gerais. Em uma semana, foram 2.962 novos casos no Estado, totalizando 9.630 confirmações. Minas também registrou 263 óbitos, sendo 37 só na última semana. 
 

No Campo das Vertentes, além do avanço de novos casos de coronavírus em cidades como Barbacena (274), Conselheiro Lafaiete (30), Lavras (22) e São João del-Rei (37), pequenos municípios também registraram seus primeiros casos: Carrancas (1), Coronel Xavier Chaves (1) e Ingaí (5). Segundo a SMS de Carrancas, o caso confirmado é de um morador que trabalha em Ingaí. Já a prefeitura de Coronel Xavier Chaves informou que o caso é de um funcionário público que não reside na cidade. Leia aqui.

Nesta terça-feira (02) o pequeno município de Antônio Carlos, próximo à Barbacena, também registrou em um único dia quatro casos da COVID-19. Os primeiros casos registrados no município.

"Ainda é cedo para pensarmos em frear a reabertura do comércio, como fez Belo Horizonte", informou uma fonte da Prefeitura Municipal de SJDR, ouvida pelo Portal Mais Vertentes. "Ainda não se cogita essa possibilidade por aqui", informou.

Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) teve que recuar com a reabertura gradual do comércio diante do aumento da velocidade de transmissão do coronavírus.

Epidemia de Covid-19 poderá ter diferentes picos em Minas, dizem especialistas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) estima um pico da epidemia de Covid-19 para meados de julho, com 2 mil a 3 mil casos da doença registrados em um único dia em Minas Gerais. Mas especialistas alertam que é possível que haja outros picos de casos de infectados ao longo da epidemia, que pode durar por meses. Isso quer dizer que pode haver vários momentos de estresse na assistência de saúde, com grandes demandas por leitos em hospitais tanto da rede pública quanto da particular.

“Se considerarmos pico o ponto mais alto de uma curva, poderemos ter vários picos durante um ano e meio ou dois anos, até termos uma vacina. Espera-se que haja curvas sucessivas. Sempre que houver mais isolamento social, vamos ter redução. Mas sempre que sair do isolamento, o número de casos vai subir”, afirmou o professor de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG Mateus Westin.

Segundo ele, a questão maior é quão rápida pode ser uma curva – ou seja, se houver uma velocidade maior na transmissão da doença, há uma elevação maior na curva da epidemia. “Isso depende das medidas de relaxamento implementadas e das mudanças de comportamento como um todo, verificando o que podemos fazer para ter mais segurança”, informou.

Contribuiu: Hoje em Dia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h12 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 23°

18° Sensação
13.6 km/h Vento
63.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias