Terça, 07 de Julho de 2020 10:15
32 999532355
Religião COVID-19

Pela primeira vez em 244 anos, imagem do Pai Eterno desfila em procissão solitária pelas ruas de Tiradentes

O Jubileu da Santíssima Trindade é uma das festas religiosas mais tradicionais do Brasil e atrai milhares de fiéis a Tiradentes. Infelizmente, devido à pandemia do novo coronavírus, a festa não teve a participação popular.

08/06/2020 16h18 Atualizada há 4 semanas
414
Por: Adriano Vianini
Procissão solitária em honra à Santíssima Trindade, em Tiradentes/MG. Foto: Denílson Silva
Procissão solitária em honra à Santíssima Trindade, em Tiradentes/MG. Foto: Denílson Silva

A tradicional procissão em honra à Santíssima Trindade foi realizada nesta segunda-feira, 8 de junho, de maneira solitária pelas ruas da histórica Tiradentes. É a primeira vez, em 244 anos, que a imagem do Pai Eterno saí às ruas do município sem a participação da multidão de fiéis que lotavam a cidade nesta época do ano.

O Jubileu da Santíssima Trindade é uma das festas religiosas mais tradicionais do Brasil e atrai milhares de fiéis a Tiradentes. Infelizmente, devido à pandemia do novo coronavírus, a festa não teve a participação popular. "Trata-se de um acontecimento histórico. Infelizmente estamos vivenciando essa pandemia e, em breve, irá ser só história", relatou o tiradentino, Denílson Silva.

"O dia da Santíssima Trindade é no domingo seguinte ao Pentecostes, antecedendo a celebração do Corpo de Deus. Consiste na comemoração do dogma cristão da Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - o mistério da adoração de Deus uno em natureza e trino em número de pessoas. Neste período, Tiradentes realiza a maior celebração católica da Região Campo das Vertentes, recebendo milhares de romeiros. Antigamente muitos vinham a pé, de trem, em caminhões. Agora chegam em carros próprios e em ônibus. Há também os ônibus intermunicipais que transportam devotos", contou o professor e tiradentino Luiz Cruz.

As solenidades tiveram início no dia 29 de maio e, ontem, 7 de junho, o dia foi dedicado à Santíssima Trindade, que é de grande importância no calendário litúrgico, pois mostra a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Hoje, as ruas de Tiradentes recebeu o cortejo do Pai Eterno. Segundo o Padre Alisson Sacramento, pároco de capela de Santo Antônio, em Tiradentes, explicou que a "atual situação que estamos vivendo de pandemia, se faz necessário as celebrações ocorrerem apenas por transmissões em rádio e redes sociais", explicou.

Durante toda a semana e hoje (8), houve diversas celebrações de missas com as participações de Dom José Eudes Nascimento, bispo de São João del-Rei, entre outros padres da região.

Mesmo com transmissões pela rádio e internet, dezenas de tiradentinos foram de máscaras às ruas, calçadas e janelas das casas para acompanhar o cortejo motorizado da Santíssima Trindade pelas avenidas e bairros de Tiradentes. 

 

Foto: Álbum de memórias de Luiz Cruz - reprodução
Foto: Álbum de memórias de Luiz Cruz - reprodução

 

 

#religiao #santisssimatrindade #tiradentes #historia #cultura #minasgerais #mg

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tiradentes - MG

Tiradentes - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Tiradentes - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h55 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 23°

13° Sensação
2 km/h Vento
89% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias