Terça, 07 de Julho de 2020 09:55
32 999532355
Cidades COVID-19

São Tiago: Prefeitura confirma três primeiros casos da COVID-19 e pede atenção da população para cuidados básicos

Prefeito considera que a situação está sob controle e não vê agravamento de novos casos no município.

09/06/2020 11h10 Atualizada há 4 semanas
927
Por: Adriano Vianini
Prefeito de São Tiago, Denilson Reis, em vídeo transmitido pela internet.
Prefeito de São Tiago, Denilson Reis, em vídeo transmitido pela internet.

A Prefeitura de São Tiago, no Campo das Vertentes, confirmou nesta terça-feira (9), os três primeiros casos da Covid-19 no município. Trata-se de uma pessoa que estava assintomática, e que apresentou alguns sintomas, e ao procurar o serviço de saúde, foi diagnosticada com a doença por meio de teste rápido em outro município. Após a confirmação, a rede pública procedeu também a testagem dos profissionais de saúde do hospital do município, o São Vicente de Paulo, com testes rápidos. Dois deles testaram positivo, embora estivessem assintomáticos e já estão em quarentena, em isolamento domiciliar, passando bem.

Atualização 16hs: Segundo assessoria de comunicação, tudo leva a crer que foi o paciente quem transmitiu o vírus para os profissionais da saúde. Segundo informou assessoria, o paciente realizou exames em outro município, e ao retornar para São Tiago precisou ser hospitalizado no São Vicente de Paulo.

O prefeito Denilson Reis (PSDB), durante LIVE realizada pelas redes sociais, alertou a população sobre os cuidados básicos para lidar com o vírus, como usar máscaras ao sair às ruas, manter o distanciamento entre as pessoas, usar álcool gel nos estabelecimentos e lavar bem as mãos. "Atenção pessoal no que a gente vem pedindo. Não estamos pedindo nada mais do que você pode fazer! Se você for às ruas, por que não usar máscaras, por que não manter o distanciamento das pessoas?", questionou o prefeito.

O prefeito também tranquilizou a população e disse que a situação está sob controle, que todas as normas de segurança e de saúde foram seguidas, e que as pessoas testadas positivas estão em isolamento social para recuperação. Ele também alertou as pessoas que caso sintam algum sintoma, que entrem em contato com a Secretaria de Saúde.

Questionado sobre o fechamento da cidade com as barreiras sanitárias, o prefeito ressaltou que "não existe uma lei que permita fechar a cidade. Além disso, as atividades comerciais não podem parar", ressaltou. Denilson Reis apenas pediu a colaboração das pessoas que gostam de criticar. "Fizemos o que podíamos para evitar a entrada do vírus na cidade, porém não podemos impedir as pessoas de irem e virem", informou.

Sobre a participação do município no Programa Minas Consciente, do governo do Estado, que flexibiliza a reabertura do comércio, o prefeito informou que o programa "não nos atende na plenitude". Segundo Denilson Reis, as oscilações entre os serviços que mudam de ondas frequentemente deixam as prefeituras limitadas. Ele citou como exemplo as auto-escolas que faziam parte da Onda Vermelha, de alto risco, para a Onda Branca, risco médio.

Sobre a realização da testagem rápida em toda a população, o prefeito informou que não há necessidade para tanto. "A testagem segue protocolo da SES-MG, e cada um que apresentar o sintoma, o profissional de saúde do município saberá como conduzir", informou.

 

#covid-19 #saotiago #minasgerais #mg #saude

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Tiago - MG

São Tiago - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São Tiago - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h55 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 23°

13° Sensação
2 km/h Vento
89% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias