Terça, 07 de Julho de 2020 08:29
32 999532355
Saúde COVID-19

São João del-Rei: Prefeitura distorce informações e diz que curva da COVID-19

Descendente como adjetivo diz-se de algo que desce ou decresce. No caso do município de São João del-Rei, o número de novos casos do coronavírus durante a primeira quinzena do mês de junho mais que dobrou. Saltou de 37 para 92 casos registrados em 15 dias.

15/06/2020 16h19 Atualizada há 3 semanas
1.669
Por: Adriano Vianini
Assessor de comunicação da prefeitura, Tovar Luis, e o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), distorcem fatos sobre a COVID-19. Foto: Vídeo divulgado nas redes sociais
Assessor de comunicação da prefeitura, Tovar Luis, e o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), distorcem fatos sobre a COVID-19. Foto: Vídeo divulgado nas redes sociais

Na manhã desta segunda-feira (15), durante o programa "Informações da Prefeitura Municipal", ao vivo em rádio, o assessor de comunicação da prefeitura, Tovar Luis, e o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), na tentativa de minimizarem o significativo aumento do número de novos casos da COVID-19, e as críticas recebidas pelos municípios vizinhos, erraram feio ao afirmar para a população que "o município está em uma curva descendente do coronavírus". A fala, equivocada, foi do assessor de comunicação da prefeitura. 

Ainda durante a manhã, em entrevista à Rádio São João del-Rei, no Jornal das Dez, o prefeito Nivaldo Andrade ao ser perguntado sobre como está enfrentando a crise da pandemia, respondeu: rezando...

Descendente como adjetivo diz-se de algo que desce ou decresce. No caso do município de São João del-Rei, o número de novos casos do coronavírus durante a primeira quinzena do mês de junho mais que dobrou. Saltou de 37 para 92 casos registrados em 15 dias. O que decresceu, mas para pior, é o índice de pacientes recuperados do coronavírus que está um dos piores da região (26%). Leia mais!

"No início da entrevista achei que ele havia errado o adjetivo. Mas depois vi uma tentativa clara de manipular ou omitir a informação. Isso deveria ser crime, tendo em vista que a população precisa de mais transparência e fontes confiáveis neste momento de pandemia", informou o administrador Luis Carlos da Silva. 

Já para o vereador, Cabo Zanola, "neste momento, a clareza é o patamar da eficiência no combate ao coronavírus. Nenhum segmento se beneficiará da omissão desses dados, muito pelo contrário, precisamos de clareza! A testagem rápida, por exemplo, que eu sempre defendo, de acordo com a ciência, é o meio mais eficiente para implantação de políticas públicas. Porque esses dados só aumentam, a curva não está em declínio! Justamente por falta de planejamento, eficiência, ou seja, testagem rápida", informou.

Durante o programa, o prefeito informou ter adquirido mais de 2 mil testes rápidos.

Acostumados a "tampar o sol com a peneira", logo o prefeito e seu assessor mudaram de assunto para as obras realizadas na cidade; e cortaram do vídeo divulgado nas redes sociais a fala equivocada do assessor.

Entramos em contato com a assessoria da Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde para entender o erro divulgado, porém não tivemos retorno.

Nas redes sociais, não faltaram críticas. Confira algumas:

"Nada contra rezar, mas como diz num trecho da Bíblia: a fé sem obra é morta. E o surto da doença só cresce à revelia das autoridades".

Curva decrescente??? A prefeitura não sabe contar? Dois mais dois são quatro prefeito. E aqui em SJDR já chegamos a 92 casos!

A tragédia tá mais do que anunciada meu povo, nunca se esqueçam do que estamos vivendo. Na hora de vir pedir voto, não se esqueçam de quem nada faz, e de quem pouco se importa. Não falo só do prefeito e sim de todo o legislativo. Na hora de pedir voto, eles vão falar que até milagre eles fizeram!

Tem certeza que aderiram o programa Minas consciente? Com casos aumentando rapidamente?? O que adianta decreto sem FISCALIZAÇÃO???

Ah pronto, melhor estrutura do Brasil prefeito??? Sai de Tiradentes um pouco, veja a realidadeeeee!!!

 

#covid-19 #fakenews #prefeituradesaojoaodelrei #saojoaodelrei #sjdrmg #minasgerais

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h12 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 23°

18° Sensação
13.6 km/h Vento
63.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias