Terça, 07 de Julho de 2020 09:18
32 999532355
Especiais ESPECIAL LGBTQIA+

O Movimento LGBTQIA+: os significados e as lutas da diversidade

Os significados de “LGBT” na luta por visibilidade

16/06/2020 12h37 Atualizada há 3 semanas
563
Por: Adriano Vianini
Fotos: Arquivo pessoal dos entrevistados e do Movimento Gay das Vertentes
Fotos: Arquivo pessoal dos entrevistados e do Movimento Gay das Vertentes

O ano é 2020 e você ainda ouve alguém falar “GLS” ou “LGBT”? E pior, ainda ouve piadas de preconceito do tipo “bicha, sapatão, boiola”? 

Pois é! Já estamos no século 21 e o mundo mudou, as pessoas evoluíram (outras, infelizmente, ainda não), as pessoas se apoderaram das suas identidades e sexualidades (sim, no plural mesmo, você entenderá mais à frente da matéria) e a antiga temática GLS ou LGBT, como era chamado no Brasil para categorizar produtos, serviços e até eventos como “espaços gays”, também progrediu e trouxe novas orientações e identidades de gênero como o LGBTQ+ ou LGBTQIA+.

Nossa, quanta sigla!? Explicamos: 

GLS

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, designada pela sigla (ABGLT), acredita que o termo GLS era excludente porque ignorava diversas orientações sexuais e identidades de gênero, além de colocar o ‘protagonismo’, de certa forma, nos gays. “Há alguns anos a sigla LGBT passou a ser adotada, por englobar também bissexuais, travestis e transexuais; e trouxe o L, de lésbica, como letra inicial para destacar a desigualdade de gênero que também diferencia homossexuais femininas e masculinos.”

Os significados de “LGBT” na luta por visibilidade 

O termo “LGBT” passou a ser usado nos anos 90, sendo a sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis ou Transexuais. Antes disso, ao longo dos anos 80, qualquer pessoa pertencente com o comportamento desviante da heterosexualidade era referido apenas como “gay”. Como o movimento busca dar mais visibilidades às diferenças, ao contemplar novas identidades de gênero e orientação sexual algumas novas letras foram sendo incluídas ao longo do tempo. 

Era caracterizado como movimento LGBT, uma causa de caráter civil e social, que luta pelo reconhecimento e a representatividade de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero na sociedade. Apesar de não possuir uma organização centralizada, existem organizações e representantes voltados à causa pelo mundo todo. O principal valor defendido pelo movimento é a diversidade, questionando os padrões historicamente estabelecidos como forma de ser e amar. 

Por meio de ativismo político e social, o movimento articula-se para promover pautas como a igualdade social, conscientização e inclusão. Marchas de rua, assim como intervenções na mídia, artes e pesquisas acadêmicas são exemplos de iniciativas adotadas. 

O que é o Q de LGBTQ+?

Queer pode significar muitas coisas; não é sobre uma orientação sexual específica ou identidade de gênero, é sobre se identificar como algumas das letras da sigla, mas também fazer parte de todas elas. Confuso? Queer engloba todas as orientações e identidades, sem se especificar em apenas uma delas.

"Por muito tempo o termo “Queer” foi considerado algo ofensivo (e ainda pode ser), por isso não devemos falar que alguém é “queer”, mas sim que ela se identifica como Queer — assim focamos na pessoa em primeiro lugar e sua identidade como uma particularidade, não fator principal", destacou o jornalista e representante do movimento LGBTQ+ de São Paulo, Marcio Brandão.

LGBTTTQQIAA?

Fonte: OK2BME is a set of free, supportive services for LGBTQ2+ 

 

Bom, você já deve ter visto essa sopa de letrinhas e deve ter ficado confuso. Por isso, trouxe a descrição desses termos para você ficar por dentro.

Lésbica: Mulheres que sentem atração romântica ou sexual por outras mulheres.

Gay: Homens que sentem atração romântica ou sexual por homens. O termo também pode ser utilizado para mulheres homossexuais.

Bissexual: Pessoas que sentem atração (afetiva ou sexual) por ambos os sexos.

Transgênero: Pessoas que não se identificam com seu sexo biológico e estão em trânsito entre gêneros.

Transexual: São pessoas que se identificam com um sexo diferente do seu nascimento. Por exemplo: uma pessoa que nasceu homem, mas se identifica como mulher, é uma mulher transgênero.

2/Two-Spirit (Dois Espíritos): Utilizado por nativos norte-americanos para representar pessoas que acreditam ter nascido com espíritos masculino e feminino dentro delas.

Queer: Pode ser considerado um termo “guarda-chuva”, englobando minorias sexuais e de gênero que não são heterossexuais ou cisgênero.

Questionando: Pessoas que ainda não encontraram seu gênero ou orientação sexual — estão no processo de questionamento, ainda incertos sobre sua identidade.

Intersex: É uma variação de características sexuais que incluem cromossomos ou orgãos genitais que não permitem que a pessoa seja distintamente identificada como masculino ou feminino.

Assexual: É a falta de atração sexual, ou falta de interesse em atividades sexuais — pode ser considerado a “falta” de orientação sexual.

Aliado: São pessoas que se consideram parceiras da comunidade LGBTQ+.

Pansexual: É a atração sexual ou romântica por qualquer sexo ou identidade de gênero.

 

As siglas mais recentes e o seus significados (QIA+)

As questões da identidade sexual e de gênero são o pano de fundo para a diversidade e a inclusão, promovendo a reflexão de como lidamos com as diferenças socialmente. Ao longo dos anos, como forma de abraçar diferentes perfis dentro da sua luta, o movimento incluiu novas siglas. Essa mudança é importante por promover a visibilidade de grupos marginalizados viabilizando, entre outras coisas, políticas públicas de inclusão e proteção.

A Teoria Queer e a fluidez do gênero 

O “Q” vem da expressão queer, referente às pessoas que não se identificam com o modelo de heteressexualidade nem binarismo de gênero (feminino x masculino). Em meados dos anos 80, os estudos da filósofa Judith Butler deram origem a Teoria Queer, na qual o gênero é algo fluído, uma construção social sustentada por crenças arbitrárias. Ser homem ou ser mulher são comportamentos do senso comum que causam desconforto coletivo quando fora dos padrões esperados. 

Os intersexuais e padronização forçada do corpo 

“I” de intersexuais, usada para designar pessoas que nascem com características sexuais tanto da estrutura biológica feminina como masculina. O que geralmente acontece em casos como esses são as adaptações do corpo, quando ainda bebê, para o gênero mais desenvolvido. Existe uma discussão envolvendo as intervenções médicas, com acompanhamento hormonal ao longo dos anos, mesmo sem necessidades de saúde. Muitas crianças passam por processos dolorosos e complexos, que ignoram como elas se identificam, fundamentados apenas na “padronização do corpo”. 

A diversidade sem restrições na forma de amar 

“A” inclui os ditos “assessuxais”, uma condição em que a pessoa não possui interesse sexual algum. Existem diversas nuances de assexualidade, como os que buscam romance mas sem atração. Ou seja, algumas pessoas chegam a estabelecer relacionamentos que ultrapassam a barreira da amizade sem envolver sexo. Trata-se de uma forma de amar e, como todas, o que vale é o comum acordo de permanecer juntos. 

Inclusão de novos grupos e expansão do movimento 

O “+” abrange as pessoas que se sintam incluídas ou representadas pelo movimento, mesmo sem identidade expressa pelas demais siglas. Isso inclui minorias, simpatizantes e familiares apoiados no tema da diversidade. Dentro das discussões relacionadas ao movimento, questões sérias como a violência e discriminação chamam cada vez mais defensores da causa. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h14 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 23°

20° Sensação
13.7 km/h Vento
54.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias