Quinta, 02 de Julho de 2020 09:23
32 999532355
Especiais ESPECIAL LGBTQIA+

Força do público LGBTQ+ e as principais conquistas nos últimos 20 anos no Brasil

Estamos em todas as áreas, na música, nas artes, na educação, na política e muito mais!

16/06/2020 14h35 Atualizada há 2 semanas
418
Por: Adriano Vianini
Fotos: 1. Antonia Gutierrez (Miss Brasil Gay 2019) 2. Casal Marco Antônio e Vinicius (Juiz de Fora) 3. Kitana McNew, a primeira Drag queen surda coroada como Miss Brasil Gay Plus Size 2015. 4. Mineiro e Mister Brasil Gay. Fotos: Divulgação
Fotos: 1. Antonia Gutierrez (Miss Brasil Gay 2019) 2. Casal Marco Antônio e Vinicius (Juiz de Fora) 3. Kitana McNew, a primeira Drag queen surda coroada como Miss Brasil Gay Plus Size 2015. 4. Mineiro e Mister Brasil Gay. Fotos: Divulgação

O Miss Brasil Gay foi um dos mais antigos e um dos principais movimentos de luta contra o preconceito do Brasil. Foi criado em Juiz de Fora, no ano de 1976, pelo cabeleireiro Francisco Mota, durante a ditadura militar. É a primeira organização da militância gay registrada no país, em prol dos ideais da classe, como direitos, o respeito, a conquista por espaço e a expressão da diversidade. 

A representante do estado de Pernambuco, Antonia Gutierrez,
foi eleita Miss Brasil Gay 2019. O concurso já possui mais 40 anos de história.
Foto: G1

A principal regra é: os concorrentes devem ser do sexo masculino, sem intervenções cirúrgicas estéticas, não podem ser travesti ou transsexual. O evento é reconhecido internacionalmente e é patrimônio imaterial da cidade desde 2007. Atualmente, visa ser um evento social, com ingressos a preços populares, estrutura de qualidade, além de shows e presença de artistas reconhecidos nacionalmente.

O segundo maior movimento é a Parada do Orgulho LGBTQ+ de São Paulo. Quando reuniu, em 1997, apenas 2.000 pessoas, na Avenida Paulista, os homossexuais brasileiros não podiam se casar, adotar filhos ou trocar o nome na cédula de identidade. Em vinte anos, o evento se tornou o maior do mundo – a organização reuniu em 2019 mais de 3 milhões de pessoas entre Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais e Queers (LGBTQ+) brasileiros que já obtiveram vitórias sociais, políticas e jurídicas significativas. 

As leis, entretanto, ainda têm muito para avançar. “Até hoje a homofobia não é crime em todo o Brasil e projetos de lei em defesa desse grupo não saíram do papel. O que temos são decisões favoráveis no Judiciário. No Legislativo, o avanço é zero”, afirma a advogada Maria Berenice Dias, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e especialista no tema.

Nas duas décadas que nos separam da primeira edição do evento, a popularização da internet, das redes sociais e o fortalecimento de associações de ativismo ajudou a tirar várias bandeiras do movimento LGBTQ+ do papel. Em 2005, foi feita a primeira adoção por um casal homossexual no país, em Catanduva, no interior de São Paulo; e, em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união homoafetiva como uma entidade familiar – ou seja, reconheceu o casamento de indivíduos do mesmo sexo. 

Confira 10 vitórias conquistadas pelos LGBTQ+ brasileiros nos últimos vinte anos:

1. O comerciante Luiz André, de 37 anos, e o cabeleireiro José Sérgio, de 29 anos, ambos de terno preto, são o primeiro casal gay a obter a certidão de casamento civil no Brasil (Nilton Fukuda/Protected: Estadão Conteúdo)

2. Adriana Tito Maciel (à esq.), e Munira Khalil El Ourra, posam para foto com o casal de gêmeos Eduardo Khalil Tito e Ana Luiza Khalil Tito, de 1 ano e 8 meses, em Carapicuíba (SP) (Alessandro Shinoda/Folhapress)

3. A primeira advogada transgênero a subir na tribuna do STF, Gisele Alessandra Schmidt (TV Justiça/Reprodução)

4. Clodovil e o deputado federal Jean Wyllys (PSOL) foram os primeiros deputados federais assumidamente gays. Mas Clodovil negava ser gay. (Sérgio Lima/Dario Oliveira/Folhapress)

5. Xande dos Santos, primeiro transexual no Brasil a fazer cirurgia de mudança de sexo paga pelo SUS. (Ênio César/VEJA)

6.  O primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira aconteceu em 1963. Isso mesmo: 55 anos atrás. Mas foi o SBT quem resolveu ousar e apresentou um beijo intenso entre Giselle Tigre e Luciana Vendramini, em 2002, na novela “Amor e Revolução”. (SBT/Reprodução)

7. Participantes concentrados para a 19ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de São Paulo, O evento é organizado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) (Nelson Antoine / Fotoarena/VEJA)

8. Duda Salabert foi a primeira travesti da América Latina a se candidatar ao Senado pelo PSOL, em. 2018. Com apenas 38 anos, a professora, ambientalista e vegana, não ganhou,  mas conquistou 350 mil votos e ficou a pouco para conquistar o Senado. Com presença forte, e defensora das bandeiras da diversidade, educação, meio ambiente e minorias, Salabert é forte candidata para a prefeitura de Belo Horizonte em 2020. (Foto: redes sociais)

9. O vereador de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (Patriota), assumiu sua bissexualidade e sua popularidade e ativismo podem colocá-lo como candidato para a Prefeitura da capital mineira em 2020. (foto: Reprodução)

10. Pabllo Vittar é ídolo da maioria dos LGBTQ+. É a primeira drag queen da história a performar no MTV Europe Music Awards e, de quebra, a cantora ainda venceu a categoria de Melhor Artista Brasileiro. A Pabllo, também se tornou um ídolo pop e vem quebrando todos os recordes na música, na moda e em publicidade de marcas internacionais. (Foto: reprodução)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h09 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 10° Máx. 22°

15° Sensação
14.4 km/h Vento
71.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias