Quinta, 02 de Julho de 2020 08:16
32 999532355
Política Legislativo

Discussão entre vereadores desmantela base aliada do Prefeito Nivaldo Andrade

O bate-boca entre Cabo Zanola e Gilberto Lixeiro sobre o nome de uma creche do bairro do Araçá foi apenas a ponta de iceberg.

17/06/2020 19h57 Atualizada há 2 semanas
655
Por: Adriano Vianini
Vereador Cabo Zanola. Foto: Vídeo divulgado pela Câmara Municipal de São João del-Rei
Vereador Cabo Zanola. Foto: Vídeo divulgado pela Câmara Municipal de São João del-Rei

Análise, por Adriano Vianini

A discussão entre os vereadores Cabo Zanola (PSC) e Gilberto Lixeiro (PSL) protagonizada ontem (16), no final da reunião da Câmara Municipal de São João del-Rei, constata o rompimento do vereador Zanola da base aliada do atual prefeito Nivaldo Andrade (PSL).

O desentendimento entre ambos começou devido a nomeação de uma creche situada no bairro do Araçá. Porém, o bate-boca e acusações foram apenas a ponta de iceberg. 

Já faz tempo que o vereador Cabo Zanola se afasta da atual administração. Fato esse, que há mais de um ano o vereador vem se posicionado com frequência contra diversas ações e posicionamentos do prefeito Nivaldo Andrade.

O vereador que sempre transitou bem e próximo ao prefeito, também já foi visto como integrante da base aliada. Porém, há algum tempo tem demonstrado insatisfação com a atual administração e se posicionando contra ela. Nas redes sociais, Zanola frequentemente vem criticando a prefeitura em relação aos excessos de asfalto, falta de planejamento, e foi contra a empresa de Rotativo que, inclusive, ajuizou ação para que o poder judiciário anulasse o contrato da empresa; também foi contra o aumento das passagens de ônibus e, recentemente, denunciou a Santa Casa de Misericórdia e criticou a conduta ineficiente da Prefeitura Municipal em relação à pandemia do coronavírus.

Em conversas de corredores, na Prefeitura Municipal, o estopim foi a denúncia realizada pelo vereador Zanola contra a Santa Casa de Misericórdia (Entenda mais aqui). Dizem, inclusive, nos bastidores, que seu nome está proibido de pronunciar dentro da Prefeitura!

Tudo isso, segundo Zanola, foi porque "comprou um briga grande e deixou a base aliada incomodada". 

Em conversa com o vereador, ele disse que a discussão protagonizada ontem, na Câmara, "foi uma situação constrangedora e lamentável. Uma discussão motivada por discordar de um posicionamento. Mas sabemos que tem muita coisa por trás disso, e esses ataques apenas demonstraram uma insatisfação pelo fato de discordar da atual administração”, relatou Zanola. 

Ele também ressaltou que "a divergência de ideias é sempre saudável, mas temos que utilizá-la para crescer e não em denegrir as pessoas". Segundo ele, o fato que motivou a exaltação do vereador Gilberto Lixeiro foi ao ter denunciado a Santa Casa. "Comprovei e apresentei ao Ministério Público provas e vou apresentar ainda mais. Ninguém vai me calar”, disse.

Para Zanola "esses ataques têm sido rotineiros e as perseguições também, que são consequência do meu posicionamento. Vou continuar fazendo minhas denúncias. Nada disso vai me intimidar. Desde o início tinha pleno conhecimento, que fazendo qualquer tipo de denúncia, principalmente desta natureza, na qual ninguém nunca fez, e que nenhuma autoridade se aliou a mim neste momento; era inevitável que os ataques viriam. Mas estou preparado para eles”, informou.

Ao ser questionado sobre o motivo de se afastar da base aliada do prefeito Nivaldo, o vereador foi enfático ao dizer que "sempre tive autonomia nos meus posicionamentos. Sempre votei naquilo que eu entendia ser bom para o município, e também já votei contra, e como vou votar contra tudo aquilo que não concordar", ressaltou Zanola.

Em contato com o vereador Gilberto Lixeiro, o mesmo informou que Zanola protagonizou “um teatro em cima de um projeto que já havia sido validado por vários vereadores, inclusive ele, na gestão anterior ao Nilvado. Portanto, ele fez um teatro querendo aparecer", disse Gilberto. Segundo ele, o vereador Zanola está tentando se promover para se candidatar a prefeito de São João del-Rei e, com isso, segundo ele,  "está traindo o prefeito Nivaldo”, disse.

Assista o momento da discussão aqui:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Adriano Vianini
Sobre Adriano Vianini
Reflexões sobre o cotidiano.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h08 - Fonte: Climatempo
10°
Muitas nuvens

Mín. 10° Máx. 22°

° Sensação
17.6 km/h Vento
77% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias