Quinta, 02 de Julho de 2020 08:51
32 999532355
Saúde COVID-19

São João del-Rei possui 36 respiradores; mas somente 20 leitos disponíveis; 16 ainda não foram entregues!

Como o prefeito deixou de conceder entrevistas à imprensa, muitas dúvidas ainda não foram esclarecidas, entre elas: Quanto custou os respiradores e de quem foram comprados?

22/06/2020 19h34 Atualizada há 1 semana
948
Por: Adriano Vianini
Foto: Arquivo - Reprodução da Prefeitura Municipal SJDR (novembro de 2019).
Foto: Arquivo - Reprodução da Prefeitura Municipal SJDR (novembro de 2019).

O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), voltou a usar as redes sociais, nesta segunda-feira (22), ao lado do secretário de Saúde de São João del-Rei, José Marcos de Araújo, para fazer um balanço das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Novamente o prefeito se atrapalha em números e dados, se contradiz e, ainda, não deixa claro quando serão entregues os 16 leitos restantes exigidos pelo Ministério Público de Minas Gerais.

Em meio às críticas e ao aumento vertiginoso de novos casos do coronavírus, o prefeito anunciou a aquisição de 36 respiradores mecânicos. Segundo o prefeito, "quatro destes equipamentos de ventilação mecânica estão na UPA, 18 na Santa Casa de Misericórdia e outros 18 no Hospital Nossa Senhora das Mercês". Porém, até o momento, o município só possui 20 leitos com UTIs disponíveis para pacientes da COVID-19 (10 na Santa Casa e 10 no Hospital N. S. das Mercês). Outros 16 leitos exigidos pelo Ministério Público de Minas Gerais ainda não estão prontos. A expectativa era dia 15 de junho, conforme anunciou o prefeito com o deputado federal Dr. Frederico. Leia mais aqui! Porém, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não sabe o prazo para abertura dos mesmos.

O prefeito, como sempre, enalteceu seu esforço pessoal em viajar para o Rio de Janeiro para adquirir os equipamentos, mesmo pertencendo ao grupo de risco. "Tenho 62 anos, sou hipertenso e diabético", disse. E também reforçou que "ganha muito bem [enquanto prefeito] para buscar os respiradores".

Nivaldo de Andrade disse ainda que, nesta segunda, apenas cinco respiradores estavam em uso; e somente 15% dos leitos do município estavam ocupados. O município de São João del-Rei chegou no sábado (20), a 75% dos leitos de UTIs ocupados por pacientes em tratamento da COVID-19. Leia mais aqui!

O secretário de Saúde de São João del-Rei, José Marcos, acrescentou que oito pacientes da cidade ocupam os 20 leitos de UTI do município no momento. Ele não informou quantos pacientes dos outros 17 municípios atendidos pela rede de saúde da cidade se encontram internados.

Nivaldo de Andrade (PSL), também voltou a responsabilizar o Governo o Estado e do Ministério Público de Minas Gerais pela adesão ao Programa Minas Consciente. “Eu aderi ao Minas Consciente porque, se errar, é o governador [Romeu Zema], é o Ministério Público. Eu só estou acompanhando. Se lá mandar fechar restaurante e bar, eu vou fechar. Se lá mandar abrir, eu vou abrir. Tudo o que você ouvir sem ser o Minas Consciente é fake news, entendeu?”. Porém, O Portal Mais Vertentes teve acesso exclusivo a um documento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais que contradiz as falas equivocadas do prefeito Nivaldo de Andrade. Leia aqui! 

“Nós estamos melhores do que 99% dos municípios brasileiros”, afirmou o prefeito, sem citar fontes que embasasse sua afirmativa. O prefeito se equivocou, novamente, ao dizer que os números de infectados por Covid-19 em São João del-Rei está crescendo devido ao número de testes. "Porque estão aumentando os infectados? Porque estamos fazendo mais testes”, ressaltou. E, segundo ele, não é em função do estímulo à reabertura do comércio, bares e restaurantes.

O prefeito informou que o município adquiriu 2 mil testes rápidos, e que está comprando mais 2 mil. E cita que uma empresa privada possivelmente irá arrumar mais mil para o município.

Porém, como o prefeito deixou de conceder entrevistas à imprensa, muitas dúvidas ainda não foram esclarecidas: Onde, de fato, o município investiu os recursos recebidos do Governo Federal para combater a COVID-19? Por que os valores anunciados pelo prefeito não batem com os divulgados pelos deputados e vereadores? Quanto custou os respiradores mecânicos; onde foram comprados, de quem foram comprados; por que alguns vieram com defeito; de onde saiu o recurso para compra dos respiradores? Por que um prefeito que encontra-se no grupo de risco da COVID-19 se submeteu, ele mesmo, a ir comprar os equipamentos junto com vereadores da base aliada, e não delegou para um departamento de compras ou pela própria Secretaria Municipal de Saúde? São muitas perguntas que ainda faltam esclarecimentos e transparência!

Vamos continuar acompanhando!

Atualização: A foto que ilustra a matéria foi divulgada pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei em novembro de 2019, durante uma reunião que aconteceu na UPA. Portanto, ela foi tirada antes da pandemia do novo coronavírus.

#covid19 #saojoaodelrei #pandemia #saude #mg

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h48 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 10° Máx. 22°

13° Sensação
14.4 km/h Vento
71.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias