Terça, 07 de Julho de 2020 08:42
32 999532355
Saúde Pesquisa COVID-19

Barbacena inicia 3ª fase de trabalho da Pesquisa Ibope sobre COVID-19

A segunda fase da pesquisa detectou que apenas 1% da população de Barbacena apresentou anticorpos para o novo coronavírus.

23/06/2020 17h12 Atualizada há 2 semanas
89
Por: Adriano Vianini Fonte: Prefeitura de Barbacena
Barbacena - Foto: Reprodução
Barbacena - Foto: Reprodução

A terceira e última fase da pesquisa Ibope, intitulada “Evolução da Prevalência de Infecção por COVID-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, será realizada nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho, em 133 cidades em todo Brasil. Barbacena será novamente um dos municípios a receber a pesquisa, que tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e está sendo realizada sob a orientação da Universidade Federal de Pelotas.

A pesquisa tem como objetivo conhecer a proporção de casos de coronavírus na população brasileira. Os entrevistadores do Ibope visitam as residências, no horário de 9h às 20h, e convidam os moradores a realizarem os testes rápidos para COVID-19. O resultado do teste fica pronto em 15 minutos.

Para segurança da população, os entrevistadores são identificados com crachá, documento com foto e a blusa branca. A equipe de pesquisa passou por testes da COVID-19 e será acompanhada por uma enfermeira, que é representante técnica do projeto na cidade.

Em caso de dúvidas, mais informações a respeito da pesquisa poderão ser obtidas no site do Ibope https://www.ibopeinteligencia.com/.

Seguda fase

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) divulgou no dia 12 de junho, o resultado da segunda fase do estudo EPICOVID19-BR, que tem o objetivo de medir a situação da COVID-19 no país e a presença de anticorpos na população. Barbacena foi uma das cidades escolhidas para a pesquisa, que foi feita pelo IBOPE em parceria também com o Ministério da Saúde.

O instituto entrevistou 250 pessoas em Barbacena e realizou neles o chamado teste rápido. A escolha parte de uma metodologia matemática para precisar a presença do vírus. Nenhum dos entrevistados em Barbacena apresentou resultado positivo para doença, com isso, de acordo com o estudo, a porcentagem da população que já tem anticorpos é menor do que 1%.    

A pesquisa foi realizada entre os dias 04 e 07 de junho. Durante quatro dias de coleta de dados em 133 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil.

O município não participou da primeira fase da pesquisa.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Barbacena.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barbacena - MG

Barbacena - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Barbacena - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h32 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 23°

18° Sensação
13.6 km/h Vento
63.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias